João Pessoa, 09 de maio de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secitec), encerrou mais uma etapa de formação nos 11 cursos ministrados nas Estações Digitais e na Casa Brasil. Durante evento realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, o prefeito Luciano Cartaxo iniciou a entrega dos certificados aos 971 alunos que concluíram as aulas.
O prefeito Luciano Cartaxo destacou a importância dos cursos, que levam pessoas de todas as idades, condições físicas e sociais a conheceram o que classificou como um “novo mundo”. “Esse sucesso é fruto da dedicação de muitos profissionais, mas principalmente da vontade de crescimento, desenvolvimento pessoal e coragem demonstrada por cada um destes alunos. Vamos investir cada vez mais em projetos como este que garantem formação e inclusão para a nossa população”, declarou.
“O uso da informática cresce cada vez mais no mercado de trabalho e capacitar pessoas que têm dificuldade de acesso é uma forma de ajudar na geração emprego e renda para nossa cidade”, destacou a secretária Marly Lúcio. “Preciso agradecer muito o empenho de todos os profissionais que compõem este projeto e levam cidadania e conhecimento digital para toda a cidade”, complementou.
Cursos – Ao todo foram oferecidos 11 cursos, dos quais quatro foram ministrados na Casa Brasil. São eles: Edição e Produção de Áudio Digital, DJ (Disc Jockey), Montagem e Manutenção de celulares e smartphones, além de Multimídia – vídeo e áudio no computador.
As 38 Estações Digitais espalhadas por toda a cidade, por sua vez, disponibilizaram cursos de Informática Fundamental, pré-requisito para os demais cursos, que são: Aplicativos de Escritório, Designer Gráfico, Manutenção de Computadores e Suporte Técnico, Redes de Computadores, Mídias Sociais e Animação 3D.
Casa Brasil – É um projeto que busca aliar o acesso às novas tecnologias com a cultura, arte e a cidadania. Este é desenvolvido em um espaço comunitário e gratuito, que funciona como um centro de aperfeiçoamento tecnológico, entretenimento, articulação comunitária e participação popular.
O centro está localizado no conjunto Costa e Silva, atendendo a esta região e bairros circunvizinhos. Sendo um espaço público e comunitário, de uso gratuito e de acesso irrestrito, o projeto estimula a apropriação da unidade pela comunidade, transformando-a em espelho cultural do local onde foi implantada, fomentando a gestão participativa e ampliação da cidadania, e fortalecendo a ação da sociedade civil.
Estações Digitais – Denominação dada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa aos Telecentros de Informação e Educação, as Estações Digitais são uma iniciativa deste município por meio de convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, cujo objetivo central é o combate à exclusão digital.
Atualmente, João Pessoa possui 38 Estações Digitais em funcionamento, equipadas com 11 computadores conectados à internet banda larga, uma impressora e um scanner, com o objetivo de facilitar o acesso da população às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). As principais atividades oferecidas nos locais são os cursos de informática e oficinas especiais.
MaisPB com Secom JP
NA ONU - 23/09/2025