João Pessoa, 11 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
'O PODEROSO CHEFÃO'

Governo de cidade de Corleone é dissolvido por ação da máfia

Comentários: 0
publicado em 11/08/2016 ás 09h36
atualizado em 11/08/2016 ás 09h46

O governo da Itália dissolveu nesta quarta-feira (10) a administração municipal de Corleone, a cidade na Sicília conhecida ao redor do mundo como reduto tanto fictício quanto verdadeiro da máfia.

A administração de Corleone, que significa “coração do leão” em dialeto, e três outros governos locais no sul da Itália foram desmantelados pelo primeiro-ministro Matteo Renzi, num sinal que o país ainda luta com o crime organizado no século 21.

Corleone é a cidade da ficção “O Poderoso Chefão”, de Mario Puzo, e também lugar real de nascimento de Bernardo Provenzano e Salvatore Riina, dois chefes da máfia que tomaram o controle da Cosa Nostra, da Sicília, nos anos 1980, após uma guerra sangrenta de gangues que, segundo estimativas de alguns historiadores, deixou mil mortos.

Vista de parte da cidade de Corleone, na Itália, em foto de 24 de abril de 2006 (Foto: AP Photo/Gregorio Borgia)

Vista de parte da cidade de Corleone, na Itália, em foto de 24 de abril de 2006 (Foto: AP Photo/Gregorio Borgia)

Riina e Provenzano, chamados de “As Bestas” por conta da sua violência brutal, foram perseguidos e presos por toda a vida. Provenzano morreu aos 83 anos no mês passado, enquanto Riina, com 85 anos, permanece em prisão de alta segurança.

De 1991 a junho deste ano, 212 governos municipais foram dissolvidos na Itália por causa da infiltração da máfia. Esta é a primeira vez que a administração de Corleone foi dissolvida.

G1

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x