João Pessoa, 06 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve, nesta segunda-feira (6), uma nova conversa telefônica com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O diálogo, que havia sido agendado para as 10h30, teve duração aproximada de 30 minutos e ocorreu no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. Lula esteve acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin, do assessor especial Celso Amorim e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação).
Após o contato, o Palácio do Planalto divulgou uma nota oficial detalhando os principais temas discutidos. De acordo com o comunicado, Lula convidou Trump para participar da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA).
Além disso, Lula solicitou que o governo norte-americano reveja a decisão de aplicar uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros — o chamado “tarifaço”.
Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avaliou a conversa como “positiva”.
A ligação ocorre após um breve encontro entre Lula e Trump durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, no mês passado. Na ocasião, Trump, que discursou logo depois do presidente brasileiro, destacou a boa “química” entre os dois.
MaisPB
DIZ MP - 06/10/2025