João Pessoa, 30 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Golpe

Secretaria investiga cobrança por consultas em hospitais públicos de CG

Comentários: 0
publicado em 30/07/2025 ás 07h51
atualizado em 30/07/2025 ás 08h58

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande informou que está investigando tentativas de golpes envolvendo cobranças por consultas, exames e procedimentos realizados em unidades de saúde da rede pública.

De acordo com o diretor do Hospital da Criança e do Adolescente, Pablo Nunes, os golpistas estão se passando por profissionais da saúde e utilizando dados pessoais dos pacientes para aplicar fraudes, inclusive por redes sociais como o WhatsApp. “Pessoas ligam para as unidades do município e se passam por profissionais da área da saúde para buscar dados dos usuários. Através desses dados, eles entram em contato e cobram por serviços, insumos, medicações e procedimentos”, afirmou.

Ainda segundo o diretor, uma das vítimas realizou o pagamento solicitado, acreditando se tratar de uma cobrança legítima por um medicamento. De acordo com ele, a Secretaria Municipal de Saúde acompanha o caso nas esferas criminal e civil para responsabilizar os envolvidos e ressarcir o valor pago.

Em nota oficial, a pasta reforçou que todos os serviços oferecidos nas unidades municipais de saúde são totalmente gratuitos e custeados pelo SUS, sem qualquer tipo de cobrança.

“Reforçamos que não são realizados contatos para solicitar informações pessoais, dados bancários ou pagamentos relacionados a procedimentos e atendimentos. Todas as comunicações oficiais ocorrem exclusivamente pelos canais institucionais, de forma clara e transparente. Qualquer tentativa de cobrança em nome das unidades municipais de saúde é indevida”, diz o comunicado.

Para mais informações ou denúncias, a população pode entrar em contato através dos canais de comunicação (3077-1030) ou diretamente com as unidades de saúde.

MaisPB