João Pessoa, 31 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em nota

STF reage à sanção dos EUA e diz que ‘não se desviará de cumprir as leis’

Comentários: 0
publicado em 31/07/2025 ás 08h07

O Supremo Tribunal Federal (STF) reagiu, na noite desta quarta-feira (30), à sanção dos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes. Em nota, o STF disse que não vai desviar do papel de cumprir a Constituição Federal.

Ontem (30), os EUA acionaram a Lei Magnitsky, usada para punir supostos violadores de direitos humanos no exterior. O órgão do Departamento de Tesouro dos EUA acusa Moraes de violar a liberdade de expressão e autorizar “prisões arbitrárias”, citando o julgamento da tentativa de golpe de Estado e decisões contra empresas de mídia social estadunidenses.

Leia a nota do STF na íntegra:

“Em razão das sanções aplicadas ao Ministro Alexandre de Moraes, um dos seus integrantes, o Supremo Tribunal Federal vem se pronunciar na forma abaixo:

1 . O julgamento de crimes que implicam atentado grave à democracia brasileira é de exclusiva competência da Justiça do país, no exercício independente do seu papel constitucional.

2. Encontra-se em curso, perante o Tribunal, ação penal em que o Procurador-Geral da República imputou a um conjunto de pessoas, inclusive a um ex-Presidente da República, uma série de crimes, entre eles, o de golpe de Estado.

3. No âmbito da investigação, foram encontrados indícios graves da prática dos referidos crimes, inclusive de um plano que previa o assassinato de autoridades públicas.

4. Todas as decisões tomadas pelo relator do processo foram confirmadas pelo Colegiado competente.

5. O Supremo Tribunal Federal não se desviará do seu papel de cumprir a Constituição e as leis do país, que asseguram a todos os envolvidos o devido processo legal e um julgamento justo.

6. O Tribunal manifesta solidariedade ao Ministro Alexandre de Moraes.

Brasília, 30 de julho de 2025.”

MaisPB

MaisTV

Raifi Sousa vai substituir Neiff na programação da Festa das Neves 2025

BOLETIM DA REDAÇÃO - 22/07/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas