João Pessoa, 13 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, morreu na tarde desta terça-feira (13) aos 89 anos. Pepe esteve à frente do Poder Executivo do país entre 2010 e 2015.
Em abril de 2024, Mujica havia anunciado que estava com um tumor no estômago, com o órgão “muito comprometido”. Ele também disse que seu quadro de saúde era “duplamente complexo, porque eu já sofro de uma doença imunológica há mais de 20 anos que afetou, entre outras coisas, meus rins, o que cria dificuldades óbvias para técnicas de quimioterapia e uma cirurgia”.
Meses depois, em outubro, Mujica fez discurso em tom de despedida ao afirmar “estar perto de se retirar para o lugar de onde não se volta” em primeira aparição pública desde que voltou para casa do hospital, em agosto. Na ocasião, sua médica disse ter “fortes convicções” de que ele estaria curado do câncer, mas sua saúde permanecia “frágil”.
José Alberto Mujica Cordano nasceu em Montevidéu, em 20 de maio de 1935. Nos anos 1960, ele se tornou membro da guerrilha Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros. O grupo se notabilizou, antes da instalação da ditadura militar uruguaia, em 1973, por assaltar bancos e distribuir comida e dinheiro roubado aos pobres.
Durante sua atuação na clandestinidade, Mujica foi ferido quatro vezes em confrontos com forças policiais. Escapou duas vezes da prisão até ser recapturado definitivamente em 1972. Passou 12 anos na prisão.
MaisPB com g1
HORA H NA TV O NORTE PB - 13/05/2025