João Pessoa, 16 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
É formado em Direito pela UFPB e exerce funções dedicadas à Cultura desde o ano de 1999. Trabalhou com teatro e produção nas diversas áreas da Cultura, tendo realizado trabalhos importantes com nomes bastante conhecidos, tais como, Dercy Golcalves, Maria Bethania, Bibi Ferreira, Gal Costa, Elisa Lucinda, Nelson Sargento, Beth Carvalho, Beth Goulart, Alcione, Maria Gadu, Marina Lima, Angela Maria, Michel Bercovitch, Domingos de Oliveira e Dzi Croquettes. Dedica-se ao projeto “100 Crônicas” tendo publicado 100 Crônicas de Pandemia, em 2020, e lancará em breve seu mais recente título: 100 Crônicas da Segunda Onda.

Cúrcuma ou açafrão

Comentários: 0
publicado em 16/08/2025 ás 20h58
atualizado em 17/08/2025 ás 14h48

As pessoas estão sempre à procura de uma solução mágica para a saúde, um superalimento que vai mudar tudo. A gente vê a mídia exaltando o gengibre por suas propriedades anti-inflamatórias e digestivas, a batata-doce e a beterraba sendo as queridinhas dos atletas pela liberação lenta de energia e nitrato, o açafrão da terra e a cúrcuma, ganhando fama mundial por seu potencial antioxidante e anti-inflamatório.

Mas a verdade é que não existe um único alimento que resolva todos os problemas. A beleza e a força da nutrição estão na variedade.

Imagine um prato colorido e vibrante, cheio de diferentes vegetais e frutas. As folhas verdes escuras, como a couve e o espinafre, fornecem ferro e vitamina K. Os brócolis e a couve-flor são ricos em sulforafano, um composto que auxilia na desintoxicação do corpo. As cenouras e as abóboras, com seus tons alaranjados, trazem betacaroteno, ótimo para a visão.

As frutas cítricas, como a laranja e o limão, são famosas pela vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. Os morangos e as amoras são cheios de antioxidantes. A banana é uma fonte de potássio, essencial para a saúde do coração. E a maçã, com sua fibra solúvel, ajuda a regular o intestino.

A lista de hortaliças e frutas é quase infinita, cada uma com sua contribuição única e valiosa para o bem-estar. A chave é comer o arco-íris, garantindo que seu corpo receba um amplo espectro de vitaminas, minerais e fibras.

Apesar de todas as propriedades incríveis que esses alimentos oferecem, a maior revolução para a sua saúde não vem de algo que você come.

Não é um alimento exótico.

Não é um suplemento caro.

É algo que você pode ter agora mesmo.

O verdadeiro superpoder que transforma sua saúde física e mental, que reduz o estresse e a ansiedade, que fortalece o sistema imunológico e promove a felicidade, é algo muito mais simples e profundo: o abraço.

O abraço libera ocitocina, o “hormônio do amor”, que nos faz sentir conectados e seguros. Ele reduz o cortisol, o hormônio do estresse, e diminui a pressão arterial. Um abraço de 20 segundos pode trazer maravilhas ao seu encontro, amplificar sua saúde e dignificar sua alma.

Então, enquanto você se alimenta bem com a diversidade que a natureza oferece, lembre-se de que a cura mais poderosa está na conexão humana. Da próxima vez que você estiver em busca de um segredo de saúde, não procure somente no supermercado, procure abraçar alguém.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

[ufc-fb-comments]