João Pessoa, 17 de abril de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CASO CACHOEIRA

Governistas do Senado anunciam ter assinaturas necessárias para CPI

Comentários: 0
publicado em 17/04/2012 ás 17h15

O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), anunciou nesta terça-feira (17) que foram coletadas 28 assinaturas entre os integrantes dos partidos de apoio ao governo para a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) para investigar o envolvimento de políticos com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Para que o requerimento que pede a criação da CPI seja protocolado na Mesa do Senado, são necessárias 27 assinaturas. Para uma CPI mista, também são necessárias as assinaturas de 171 deputados federais.

O Bloco de Apoio ao Governo no Senado é formado pelos parlamentares do PT, do PDT, do PSB, PCdoB e do PRB. Ao todo, 25 parlamentares compõem o bloco. Os 13 senadores do PT assinaram o requerimento, segundo Pinheiro. Há ainda, de acordo com o senador, outras 3 assinaturas do PMDB.

Walter Pinheiro afirmou que aguarda a entrega oficial das assinaturas do PMDB e do Bloco União e Força (PR-PTB-PSC).

Os cargos mais cobiçados pelos partidos são os da presidência e da relatoria, que conduzem as investigações. Regimentalmente, esses cargos pertencem às maiores bancadas – PMDB, no Senado, e PT, na Câmara.

Segundo a Secretaria da Mesa, entre os 15 integrantes do Senado, o bloco da maioria (PMDB) terá direito a cinco indicações. Outras cinco vagas seriam do bloco do governo (formado por PT, PDT, PSB, PC do B e PRB). Nesse bloco, uma vaga deve ficar com o senador Pedro Taques (PDT-MT).

O bloco União e Força tem direito a duas vagas. O líder do bloco, senador Gim Argello (PTB-DF), já oficializou a indicação dos senadores Fernando Collor (PTB-AL) e Vicentinho Alves (PR-TO).

O bloco do governo não fez indicações dos nomes que vão compor a CPI por conta da reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que discutiu o projeto que pretende acabar com a "guerra dos portos". Uma reunião estava prevista para esta terça, mas ainda não foi remarcada.

G1

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x