João Pessoa, 13 de maio de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA BR-230

Dnit assegura a conclusão das obras do viaduto de Bayeux em até dois anos

Comentários: 0
publicado em 13/05/2013 ás 19h58

Uma das obras mais importantes para o município de Bayeux, em termos de mobilidade urbana, deverá receber novos investimentos por parte do governo federal. Apesar de inacabado, o viaduto que corta a BR-230, localizado próximo a entrada do acesso ao Aeroporto Castro Pinto, continuará com o trafego aberto à população, no entanto, novas obras, em seus arredores, serão iniciadas nos próximos meses. Foi o que garantiu o supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) – Unidade de Santa Rita, Rainer Rembrandt Pierre Branco.

Ele participou de audiência pública, na última quinta-feira (9), na Câmara Municipal de Bayeux e apresentou o projeto do Dnit para a conclusão do viaduto. Estiveram presentes no plenário, o prefeito de Bayeux, Dr. Expedito Pereira; o presidente do Poder Legislativo local, vereador Roni Alencar; os parlamentares Ory Sales, Lucilia de Bel, Sargento Arnóbio, Adriano do Taxi, Diana do Manguinhos, Lico, Pastor Flavio José, Nildo de Inácio e Rubem; além de secretários e diretores de órgãos do governo municipal e membros da sociedade civil.

Durante a audiência, o representante do Dnit respondeu a uma série de perguntas dos vereadores sobre a continuidade da obra e garantiu a conclusão das pendências em até um ano e meio. A primeira ação será a implantação de postes de iluminação que beneficiarão centenas de motoristas e moradores da região que trafegam diariamente na área.

“Todo o sistema já está pronto [postes, lâmpadas, fiação], porém, ainda depende de solicitação junto a Energisa para a ligação da energia elétrica. Após instalado, o sistema de iluminação do viaduto passa a ser de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Bayeux”, disse o representante do Dnit.

Rainer Rembrandt ainda assegurou que o órgão iniciará estudos sobre as necessidades pendentes do viaduto no tocante a equipamentos de sinalização e segurança para o tráfego de pedestres. Ele garantiu ainda que o órgão implementará novas formas para normalizar o trânsito nas avenidas marginais que cortam vários bairros e comunidades, tais como Manguinhos, Tambay, Rio do Meio, entre outras.

O Dnit ainda pretende promover o rebaixamento de algumas vias de tráfego, localizadas no entorno do viaduto. O objetivo é que o equipamento se estabeleça com 5,5 metros de altura em referência às ruas laterais, conforme definido no projeto inicial. Rainer Rembrandt disse ainda que uma ciclovia também será incluída nesta nova etapa da obra.

Por fim, o supervisor assegurou que o viaduto será finalizado por uma empresa privada e que o processo licitatório será concluído num período de até 90 dias. O prazo total para a conclusão da obra é de cerca de dois anos.

Dívida com a população

Durante a audiência, o prefeito Dr. Expedito Pereira lamentou o tratamento dado pelo Dnit ao viaduto de Bayeux, que liberou a obra, mesmo ainda inacabada. Ele propôs a criação de uma comissão permanente para o acompanhamento da conclusão da obra.

“A população tem sim que lutar por seus direitos. A conclusão desse viaduto é uma prerrogativa do governo federal, através do Dnit e vamos cobrar que isso seja realizado. Infelizmente, quando fizeram esse viaduto, não pensaram nos pedestres, mas apenas nos motoristas de carros”, salientou.

O presidente da Câmara Municipal de Bayeux, vereador Roni Alencar, parabenizou o prefeito Dr. Expedito Pereira pela atitude de trazer o representante do Dnit para uma audiência popular.

Obra gera reclamações

A população do município tem reclamado constantemente dos problemas causados com a obra. Entre as principais reclamações está o fato do viaduto ter dividido a cidade ao meio, entre as partes alta e baixa. A falta de iluminação pública, de sinalização no entorno do equipamento e a necessidade de construção de uma via lateral de acesso também tem causado transtornos no dia a dia das pessoas que transitam pela localidade.

Assessoria de Imprensa

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x