João Pessoa, 07 de fevereiro de 2026 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CULTURA

Laura Pausini lança álbum, conversa com o MaisPB e pede: ‘Faça música, não guerra’

Comentários: 0
publicado em 07/02/2026 ás 12h03
atualizado em 07/02/2026 ás 12h04

Kubitschek Pinheiro

Fotos – Nicolas Loretucci

A cantora italiana Laura Pausini apresenta seu disco de covers ‘Io canto 2’ , projeto revisitando grandes canções da carreira da artista em novas versões, reafirmando sua trajetória como uma das vozes mais importantes da música internacional. Ana Carolina e Ferrugem aparecem na faixa “Quem De Nós Dois” e o álbum conta com uma versão de “Já Sei Namorar” dos Tribalistas.

Direto de Milão, na Itália, a artista concedeu entrevista pelo Zoom e o MaisPB esteve presente, único do Nordeste. Aclamada em todo o mundo, a cantora italiana Laura Pausini — dona de uma das vozes mais reconhecidas da música internacional e com mais de 30 anos de carreira — conferiu um feito inédito no Brasil: seu primeiro show em estádio. A apresentação vai acontecer em São Paulo, no Mercado Livre Arena Pacaembu, no dia 27 de fevereiro de 2027, e promete ser o maior espetáculo de sua trajetória no país. O show integra a aguardada “Io Canto / Yo Canto World Tour 2026/2027”, que levará a artista por diversos continentes.

A turnê, que será a mais extensa da carreira da cantora, tem início em março de 2026, na Espanha, passando por cidades da Europa, América Latina e América do Norte. Antes de seguir para grandes arenas na Itália e em outros países europeus, Laura desembarca no Brasil em fevereiro de 2027. O público brasileiro poderá assistir a um espetáculo de grande porte, concebido especialmente para esta nova fase da carreira da cantora.

Leiam a entrevista e conheçam mais do amor de Laura Pausini pelo Brasil, nossos compositores, nossa arte:

MaisPB –Como foi o processo de seleção, como se deu essa escolha, a emoção em cada idioma…

Laura Pausini – Procurei fazer uma busca semelhante ao que fiz em 2006, ‘Io canto 1” como esse trabalho é lembrar, buscar dentro de mim, aquelas músicas, dos momentos mais importantes, não somente belas. Momentos históricos da minha vida pessoal. Eu fiz uma busca, também, como fã dos artistas; canto autores que eu admiro. Quero deixar uma sensação do tempo que passou.

MaisPB – Escolheu sozinha, sem ninguém interferir?

Laura Pausini – Sem nenhuma imposição, ninguém para dizer você vai cantar isso agora, vai cantar essa música, porque agora funciona assim. Me senti totalmente livre para fazer as escolhas e cantar. Existem algumas músicas que eu mudei quando fiz o “demo”, que eu colocava no YouTube, nascia dentro de mim, uma vontade de conhecer mais daquela canção, que eu estava cantando. Eu quis cantar mais canções dos autores, eu estava numa universidade de música – e também pedi a amigos e familiares sugestões. Mas coube a mim, a escolha final

MaisPB – Você chamou o Ferrugem para cantar com você, o que Laura gosta de samba, do pagode….

Laura Pausini – Na verdade, eu procurei Ferrugem porque eu sempre faço busca na Internet, procuro novos talentos. Estou fazendo isso em vários países. Procuro também nas plataformas. Quando escutei a voz de Ferrugem, a voz dele, parei de buscar. Ele tem uma voz privilegiada, uma voz que apaixona.

MaisPB – Ferrugem é bem diverso, né?

Laura Pausini – Sim, ele canta samba, pagode, funk, vários estilos. A maneira dele interpretar é uma coisa rara. Tem característica vocal que não é muito fácil de encontrar no mundo. Quando perguntei para ele cantar comigo e Ana Carolina, a minha filha que só conhecia a versão italiana, original de 1984, disse que gostava da música e não é uma coisa muito normal, porque a minha filha não gosta muito da minha música. Pensei, por que não chamar Ana Carolina e Ferrugem!? Foi a primeira vez que eu fiz na minha vida, uma música cantada por três vozes…

MaisPB – Tem o videoclipe, com ele né?

Laura Pausini – Tem. Quero falar com você Ferrugem, ele acaba de lançar um novo disco, e sei que é muito ocupado. Por favor Ferrugem, estou esperando o videoclipe, manda pra mim, manda, te amo.

MaisPB – Como está a preparação para o seu primeiro show aqui no Brasil, no Pacaembu, em São Paulo?

Laura Pausini -Eu mal posso esperar por essa data, mesmo tendo que esperar muito porque o será em 2027 e acertamos isso em 2025. Preciso dizer uma coisa: para mim é muito importante, quando a agência do Brasil acertou que eu cantaria num estádio e disse à data, 27 de fevereiro, eu fiquei muito emocionada, porque esse dia é um marco importante da minha vida, foi quando eu ganhei o Festival de San Remo, eu tinha 18 anos. É muito ser nesta data, na minha terra preferida, depois da Itália. Eu vou preparar um show muito especial e meu coração já bate forte, vou cantar em italiano e português; tenho muitos amigos no Brasil

MaisPB – O álbum é composto por regravações, como você conseguiu fazer isso respeitando as versões originais, sem abrir mão da sua própria identidade e de seu estilo musical?

Laura Pausini – Eu tenho falado nas entrevistas que lembro da figura de Joana D’arc e isso é coragem. Quando você canta uma canção, tipo um cover, tem que ter coragem para respeitar a versão original, encontrar uma personalidade na música que você não escreveu, o sentido de você querer cantar, significa uma coisa muito forte, porque hoje em dia todos são jornalistas e podem sem conhecer, sem estudar, formar opinião. Por exemplo, uma canção Detalhes, de Roberto Carlos, uma canção lindíssima, que conheço desde sempre em italiano e também quando viajei ao Brasil e conheci a versão original.

MaisPB – Por que você quis cantar Detalhe, na versão italiana de Dettagli?

Laura Pausini – Essa canção é histórica do Brasil. Eu resolvi gravar porque, como todas as pessoas do mundo, tenho meus ídolos e um deles foi a cantora italiana Ornella Vanoni, que era apaixonada pelo Brasil. Nos anos 60 e 70 ela gravou muitas canções de compositores brasileiros em italiano. Muita gente que mora na Itália, pensava que aquelas canções eram dela. Os italianos que vão escutar o disco 2 vão saber que Detalhes é uma canção brasileira. ´Já Sei Namorar´, eu canto em português, e os italianos vão saber que Marisa Monte tem origem italiana. Todas essas canções me partiu de unir nações e idiomas

MaisPB – Então, seu disco 2 é para unir as pessoas, não é?

Laura Pausini – Sim, meu disco canto 2 é uma maneira de fazer uma unificação das pessoas – tem uma frase muito importante no disco “Make music, not war” (faça música, não guerra) A música desde sempre vive ao nosso redor, nos momentos bons, tristes, cheios de luz. Eu espero que minha música seja sempre uma mensagem de amor.

MaisPB – Ficou bom demais você cantando sozinha ´Já Sei Namorar´ em português…

Laura Pausini – Quando eu pensei em fazer eu canto 2, eu adoro Caetano Veloso, O som de Gilberto Gil, Chico Buarque, mas essa canção tocou muito na Itália, na minha terra que é muito conservadora, não era muito fácil escutar música em português, Quando escutei Já Sei Namorar, dos Tribalistas, amei também já sei beijar de língua agora, cantar isso me divertiu muito – Eu gostei de gravar essa canção

MaisPB – Tem a possibilidade de um álbum totalmente em português lá na frente

Laura Pausini – Sim. Eu pensei nisso, eu conheço uma quantidade de canções italianas, provavelmente vou fazer isso, mas farei no Brasil. Eu quero viver aí, chamar amigos músicos, pessoas que conhecem a minha música e podem me ajudar a encontrar canções que tenham a ver com meu canto. Gostaria muito de fazer um disco em português, acho que eu vou fazer. 

Assista aqui 

Tracklist

1. RITORNO AD AMARE

Biagio Antonacci (Biagio Antonacci) – 2001

2. QUANNO CHIOVE

Pino Daniele (Pino Daniele) – 1980

3. QUEM DE NÓS DOIS con Ana Carolina e Ferrugem

Ana Carolina (Gianluca Grignani, Massimo Luca, Ana Carolina Souza, Dudu Falcão) – 2001

4. DETTAGLI

Ornella Vanoni (Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Bruno Lauzi) – 1973

5. IMMENSAMENTE

Umberto Tozzi (Umberto Tozzi, Giancarlo Bigazzi) – 1987

6. 16 MARZO con Achille Lauro

Achille Lauro (Matteo Ciceroni, Lauro De Marinis, Davide Petrella, Daniele Dezi, Daniele

Mungai) – 2020

7. HAI SCELTO ME

Zucchero (Zucchero) – 1987

8. LA ISLA BONITA

Madonna (Bruce Gaitsch, Madonna, Patrick Leonard) – 1986

9. E POI

Giorgia (Giorgia Todrani, Massimo Calabrese, Marco Rinalduzzi) – 1994

10. FELICITÀ con Lucio Dalla

Lucio Dalla (Lucio Dalla) – 1988

11. JÁ SEI NAMORAR

Tribalistas (Marisa De Azevedo Monte, Antonio Carlos Santos de Freitas, Arnaldo Augusto

Nora Antunes Filho) – 2002

12. MA CHE FREDDO FA con Annalisa

Nada (Franco Migliacci, Claudio Mattone) – 1969

13. UN SENSO

Vasco Rossi (Vasco Rossi, Saverio Grandi, Gaetano Curreri) – 2004

14. NON SONO UNA SIGNORALoredana Bertè (Ivano Fossati) – 1982

15. CI VORREBBE IL MARE

Marco Masini (Giancarlo Bigazzi, Gianna Albini, Marco Masini) – 1990

16. LA DERNIÈRE CHANSON (DUE VITE) con Julien Lieb

Marco Mengoni (Marco Mengoni, Davide Petrella, Laurent Damien Lescarret, Davide

Simonetta) – 2023

17. WENN DU AN WUNDER GLAUBST

Mina (Gino Paoli) – 1963

+ (DELUXE)

18. FRATELLO SOLE SORELLA LUNA

Claudio Baglioni (Katyna Ranieri, Riz Ortolani) – 1972

19. O CÉU DENTRO DE UM QUARTO

Laura Pausini (Gino Paoli, Laura Pausini) – 2026

20. IL CIELO IN UNA STANZA

Mina (Gino Paoli) – 1960

21. THIS WORLD WE LOVE IN

Mina (Gino Paoli, Don Raye) – 1960

Veja carrossel de fotos da cantora

MaisPB