João Pessoa, 07 de janeiro de 2026 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

O Campeonato Paraibano 2026 começa a partir do dia 17 de janeiro e uma das disputas mais aguardadas pelo torcedor é pela artilharia da competição.
Ao longo da última década, diversos jogadores deixaram seus nomes marcados no estadual e seguiram caminhos distintos no futebol brasileiro e internacional. Mas, você lembra dos últimos dez artilheiros da competição?
Por isso, a reportagem do Portal MaisPB relembrou quem foram e por onde andam os últimos goleadores do Campeonato Paraibano.

(Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)
O goleador do Paraibano de 2016 foi o atacante Rodrigão, então com apenas 22 anos. Ele marcou nove gols, teve papel decisivo na conquista do título pelo Campinense e também se destacou na campanha do vice-campeonato da Copa do Nordeste.
O bom desempenho rendeu ao jogador um pré-contrato com o Santos. Atualmente, aos 32 anos, Rodrigão defende o Altos-PI.

(Foto: Raniery Soares / Paraíba Press / Botafogo-PB)
A temporada de 2017 ficou marcada pela atuação histórica de Rafael Oliveira. Com 17 gols, o atacante foi o artilheiro isolado do campeonato, conduziu o Botafogo-PB ao título estadual e ainda foi eleito o craque da competição.
No mesmo ano, encerrou a Série C como referência ofensiva do Belo, somando 23 gols na temporada. Hoje, aos 38 anos, seu último clube profissional foi o Independente de Tucuruí, onde disputou o Parazão 2023.

Foto: Augusto César Gomes/GloboEsporte.com
Em 2018, o atacante Nando voltou a brilhar com a camisa do Botafogo-PB. Autor de dez gols, ele foi fundamental na conquista do bicampeonato consecutivo do clube alvinegro. Aposentado, aos 37 anos, teve como último clube o Laguna, em 2022.

Foto: Pedro Alves / GloboEsporte.com
O primeiro meia da lista é Clayton Peixoto, conhecido nacionalmente como o “CR7 da Paraíba”. Em 2019, ele terminou o estadual como artilheiro, com sete gols, sendo peça-chave no tricampeonato consecutivo do Botafogo-PB.
O destaque no Paraibano resultou em sua venda ao São Caetano, por cerca de R$ 1 milhão. Atualmente, aos 34 anos, Clayton atua pelo North Esporte Clube, que disputa a elite do futebol mineiro.

Foto: Jefferson Cariri
O Paraibano de 2020 teve como goleador Rafael Ibiapino, que marcou nove gols pelo Campinense. O feito teve um valor simbólico especial: o atacante repetiu a conquista do avô, Zezinho Ibiapino, que também já havia sido artilheiro do estadual.
Após passagem recente pelo Treze, hoje, aos 33 anos, Ibiapino joga pelo Manauara-AM.

Foto: Jefferson Cariri
O meia Birungueta foi o artilheiro do Paraibano 2021 atuando pelo Treze. Ele marcou cinco gols, sendo três em uma única partida, contra o Atlético de Cajazeiras. Com 32 anos, seu último clube foi o Sergipe.

Foto: Kely Pereira
Em 2022, o atacante Olávio liderou a artilharia do estadual ao marcar 11 gols pelo Campinense. O desempenho o colocou momentaneamente na disputa pela artilharia nacional, ao lado de nomes como Gabigol, Hulk e Germán Cano.
Mesmo campeão, Olávio deixou o clube durante a Série C e seguiu para o futebol da Tailândia. Atualmente, aos 32 anos, defende o Brusque.

Foto: Estefinho Francelino
O artilheiro do Paraibano 2023 foi Luiz Henrique, com cinco gols, terminando a competição como goleador isolado. Em 2026, ele retorna ao Sousa e aparece como um dos principais nomes da equipe para a temporada.

Foto: Luciano Soares
Os dois últimos anos do estadual tiveram o mesmo protagonista: Diego Ceará. Em 2024, ele marcou seis gols e foi campeão pelo Sousa. Em 2025, repetiu a dose, novamente com seis gols e mais um título estadual.
Para 2026, o atacante acertou com o Serra Branca e chega motivado para buscar um feito histórico: ser artilheiro do Campeonato Paraibano pela terceira edição consecutiva, algo que não acontece desde a década de 1950. A última vez que isso ocorreu foi em 1956, quando o atacante Delgado, vestindo a camisa do Auto Esporte-PB, marcou 16 gols na campanha do título.
Com o início do Campeonato Paraibano cada vez mais próximo, só uma pergunta fica. Quem será o artilheiro do estadual em 2026?
João Pedro Gomes – MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025





