João Pessoa, 07 de novembro de 2025 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

O Campeonato Paraibano 2026 se aproxima e os clubes seguem confirmando suas comissões técnicas para o início da competição. Nesta semana, uma série de treinadores foram anunciados oficialmente por seus respectivos clubes.
Alguns nomes conhecidos do futebol local retornam, enquanto outros estreiam na elite do estado. Das dez equipes, apenas o Confiança de Sapé ainda não confirmou seu comandante.
Confira o guia completo dos técnicos que estarão à beira do campo no Paraibano 2026:

Foto: Reprodução
Aos 52 anos, o novo comandante do Mais Querido do Sertão chega para liderar o Trovão na temporada 2026.
Com passagens por clubes como Salgueiro (PE), CSE (AL), Itabaiana (SE), Altos (PI), Afogados (PE), Inter de Lages (SC), Juazeirense (BA), Campinense (PB) e Metropolitano (SC), Evandro Guimarães traz experiência e rodagem para conduzir o Atlético a um bom desempenho no Estadual.

Foto: João Neto/Botafogo-PB
Com experiências em Corinthians, Athletico-PR e Cuiabá, Bernardo Franco acumula vivência em diferentes funções dentro de comissões técnicas. Na última temporada, ele chegou no quadrangular final da Série C com o Brusque, de Santa Catarina.
Franco iniciou a carreira nas categorias de base do Athletico-PR, passou pelo Atlético-MG e atuou como auxiliar técnico em equipes da Série A e se diz “discípulo de Paulo Autuori”. Bernardo também integrou a comissão técnica da Seleção Brasileira de base, sendo campeão sul-americano.

Foto: Instagram/Campinense
Velho conhecido do futebol paraibano, Evaristo Piza assume o Campinense após passagens marcantes pelo Botafogo-PB, onde conquistou o Campeonato Paraibano de 2019 e foi vice da Copa do Nordeste.
Na temporada passada, ele chegou ao Belo para salvar a equipe de um possível rebaixamento na Série C, conseguiu o feito, mas não permaneceu no clube.
Além da história no Belo, Evaristo Piza também possui uma trajetória em clubes como São Paulo, onde foi observador técnico, futebol japonês e treinou equipes como Mirassol, Portuguesa Santista, Capivariano, XV de Piracicaba, América de Natal, Manaus, ASA, Sampaio Corrêa, Santa Cruz e Retrô

Foto: Reprodução
O técnico Alexandre Lima, de 54 anos, será o responsável por comandar o Pato em mais um ano de desafios.
Com passagens por Salgueiro, Afogados, Porto de Caruaru, Guarany de Sobral e Guarani de Juazeiro, Alexandre acumula experiência no futebol nordestino e chega para tentar levar o Esporte a voos mais altos em 2026.

Foto: Ceará/SC
Com apenas 31 anos, Felipe Soares é uma das apostas da nova geração de treinadores nordestinos.
Campeão da Série C do Cearense pelo Crateús, ele também construiu trajetória vitoriosa no Ceará Sporting Club, onde foi multicampeão no futebol feminino e nas categorias de base, incluindo o título do Brasileirão Feminino Série A2 de 2022.

Foto: Instagram/Pombal
Aos 41 anos, Marcel Santos retorna ao Pombal após ser vice-campeão da 2ª divisão de 2025 com o Atlético de Cajazeiras.
Mesmo jovem, o treinador vem se consolidando no futebol paraibano e buscará manter o bom desempenho do Carcará, que sob seu comando garantiu a permanência na elite com duas vitórias, três empates e apenas uma derrota.

Foto: Serra Branca EC
Natural de Caxias do Sul, Roberto Maschio, de 31 anos, chegou ao Serra Branca em 2024 para treinar o Sub-20 e acabou assumindo o time principal após a saída de Cristian de Souza.
Sob sua liderança, o clube encerrou o último Estadual de forma invicta, com três vitórias e quatro empates. O técnico foi peça importante para garantir calendário nacional ao Carcará do Cariri em 2026.

Foto: Reprodução
O experiente Leandro Campos é o novo técnico do Sousa Esporte Clube.
Com passagens por Ceará, Paysandu, América-RN e ABC, onde foi campeão brasileiro da Série C, o treinador traz ao Dino bagagem e conhecimento para fazer o time sertanejo continuar entre os protagonistas do campeonato.

Foto: Ascom/Treze
O Treze apostou na experiência de Roberto Fernandes, treinador pernambucano conhecido por rodar o Nordeste e conquistar títulos em vários estados.
Com passagens por Náutico, Santa Cruz, América-RN, CRB, CSA, Itabaiana e Retrô, ele acumula conquistas de dois Campeonatos Pernambucanos, além de títulos Potiguar, Piauiense e Sergipano.
“Estou muito feliz por assumir o Treze. É um clube de história, com torcida apaixonada e que representa muito no Paraíba e no Nordeste. Vim para somar, para trabalhar forte e buscar resultados que honrem essa camisa”, declarou Roberto.
João Pedro Gomes – MaisPB
"INCLUSÃO DIGITAL" - 03/11/2025