João Pessoa, 05 de janeiro de 2026 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reúne nesta segunda-feira (5) para discutir a operação militar dos Estados Unidos na Venezuela, que capturou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e a esposa dele. Ambos estão detidos em Nova York.
A convocação da reunião foi solicitada formalmente pelo governo da Venezuela, que classificou a ação norte-americana como uma “agressão criminosa”. O pedido contou com o apoio de outros países, entre eles Irã e Colômbia.
A reunião do Conselho acontece no mesmo dia em que Nicolás Maduro e a esposa, Cilia Flores, devem comparecer a um tribunal em Manhattan. Ambos estão detidos em um centro de custódia em Nova York. Maduro é acusado pela Justiça dos Estados Unidos de crimes relacionados a narcoterrorismo e posse ilegal de armas.
Horas após o ataque à Venezuela, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os EUA vão “administrar” a Venezuela de forma interina. Além disso, anunciou a entrada de petroleiras norte-americanas na Venezuela e disse que os Estados Unidos vão ampliar “o domínio americano no Hemisfério Ocidental”.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025





