João Pessoa, 10 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, venceu o Prêmio Nobel de 2025. A vencedora foi anunciada pelo Comitê Norueguês do Nobel, em Oslo, nesta sexta-feira (10).
Em nota, o comitê disse que Corina Machado “sempre falou pelos direitos humanos, pelo povo venezuelano. Ela é o equilíbrio contra os tiros [do regime Maduro]”. Segundo o comitê, o prêmio foi concedido “pelo trabalho incansável [de Corina] na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
Corina Machado foi impedida de concorrer à presidência da Venezuela em 2024, após decisão da Justiça do país – aliada ao presidente e ditador Nicolás Maduro. A líder da oposição vive escondida na Venezuela desde então.
A vencedora do Nobel da Paz nasceu em 1967, na Venezuela. É engenheira de formação, com estudos em finanças, e iniciou a carreira no setor privado antes de se dedicar à política e à defesa dos direitos civis.
Em 1992, fundou a Fundação Atenea, direcionada ao acolhimento e educação de crianças em situação de rua em Caracas. No início dos anos 2000, ajudou a criar a Súmate, organização dedicada à promoção de eleições livres e transparentes, conhecida por treinar observadores eleitorais e fiscalizar votações no país.
MaisPB
VEREADOR QUESTIONA - 09/10/2025