João Pessoa, 15 de dezembro de 2025 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

A população do Brasil está envelhecendo e o país tinha, até 2022, 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com essa nova realidade vão surgindo necessidades e cuidados indispensáveis para a saúde e o cuidado da pessoa idosa, evitando doenças e também um dos principais causadores de entrada de idosos em hospitais: as quedas.
O perigo das quedas, as consequências e como evitar esse tipo de situação é o assunto do episódio do Sem Contraindicação, o videocast da Unimed João Pessoa, desta semana. O programa teve como convidados o geriatra João Gabriel Caldas e o fisioterapeuta João Lucas Melo. Os dois integram o programa Melhor Cuidar 60+, iniciativa da Unimed JP que é voltada especificamente para os cuidados com a pessoa idosa.
O geriatra João Gabriel fez o alerta sobre a importância de buscar atendimento médico quando o idoso sofrer uma queda, ainda que o paciente aparentemente não apresente ferimentos ou outros sintomas. Segundo ele, é preciso avaliar principalmente o que causou o acidente. “Eu não sei se ele caiu, na verdade, porque teve uma arritmia, e aí teve uma síncope e desmaiou. Tem na verdade alguma doença mais grave, por trás, que causou essa queda? Às vezes, a urgência na internação não vai ser nem a queda, mas pode ter uma arritmia grave aí que causou essa queda”, disse o médico.
João Gabriel ainda alertou sobre a importância da consulta médica com o geriatra, até antes dos 60 anos, para atuar na prevenção e até mesmo identificação precoce de doenças que não necessariamente apresentem sintomas e que podem ser fatores de risco para as quedas.
Ainda sobre a prevenção das quedas, os especialistas orientaram sobre como manter um ambiente seguro em casa para os idosos, além de incentivar a prática de exercícios físicos visando o fortalecimento muscular, por exemplo. “Evitar móveis com ponta, extensão solta, colocar tapetes antiderrapantes não só no banheiro, mas na cozinha também. Colocar barras de suporte dentro do banheiro. E o ponto principal é realmente a família estimular esse idoso a se movimentar. Porque não é prevenir só a queda. Tem o fator cognitivo e cardiovascular envolvidos”, recomendou o fisioterapeuta João Lucas.
MELHOR CUIDAR 60+
O Melhor Cuidar 60+ é uma das linhas de cuidado do Programa Melhor Cuidar, desenvolvido este ano pela Unimed João Pessoa e que contempla três perfis de pacientes: pessoas com hipertensão e diabetes, pessoas com obesidade e pessoas com mais de 60 anos.
Os participantes do Melhor Cuidar 60+, que são pessoas com essa faixa etária, recebem acompanhamento de uma equipe multiprofissional, que garante uma atenção completa à saúde, priorizando a prevenção, o tratamento e a promoção de um envelhecimento saudável.
Essa linha de cuidado envolve a prevenção de doenças evitáveis, o adiamento do aparecimento de enfermidades, o diagnóstico e tratamento precoce, além da reabilitação de condições específicas da idade.
Para participar, os clientes precisam acessar o site da Unimed JP (https://www.unimedjp.com.br/viver-melhor/programa-melhor-cuidar/60mais) e fazer a inscrição. Mais informações nos telefones 2106-0548 ou (83)99398-1736.
EPISÓDIOS SEMANAIS
Com apresentação de Linda Carvalho, o “Sem Contraindicação” é produzido pela Comunicação da Unimed João Pessoa. Toda quinta-feira, um novo episódio é publicado no YouTube e no Spotify.
Os episódios também ficam disponíveis no Portal Unimed João Pessoa, que tem uma seção exclusiva para o videocast. Por esse canal, também é possível interagir e enviar sugestões de pautas para a equipe responsável pela produção.
MaisPB
em João Pessoa - 15/12/2025