João Pessoa, 20 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Hospital Alberto Urquiza Wanderley

Protocolo reduz riscos, acelera recuperação e alta mais rápida para pacientes

Comentários: 0
publicado em 20/08/2025 ás 15h28

Passar por uma cirurgia cardíaca e voltar à rotina em menos de quatro dias, com uma recuperação segura e menor risco de complicações no pós-operatório. Esses são os principais benefícios do Protocolo Eras, um conjunto de práticas utilizadas antes, durante e depois dos procedimentos cirúrgicos que reduz o tempo de internação e possibilita o restabelecimento mais rápido da saúde dos pacientes.

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade da rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa, foi o segundo do Brasil e primeiro do Nordeste a adotar o Eras, em março de 2023, e este mês alcançou a marca de mais de 150 pacientes atendidos com o protocolo. Para celebrar esse marco, a Unimed JP reuniu pacientes, médicos e toda a equipe multidisciplinar do Eras em um evento, no final da tarde dessa segunda-feira, no Hospital Alberto Urquiza.
A servidora pública Maria Rodrigues está entre os mais de 150 pacientes beneficiados com o protocolo. Em 2024, ela passou pela segunda vez por uma cirurgia para trocar uma válvula no coração. Um ano após o procedimento, a professora mantém suas atividades diárias com saúde. “Quando fiz essa cirurgia, pela primeira vez, não tinha esse protocolo e passei 11 dias internada. Depois, a recuperação foi mais demorada. No ano passado, não passei quatro dias no hospital e já pude retomar minhas atividades, me sentindo muito bem. Eu tinha medo de passar pela cirurgia novamente, mas os profissionais nos passam muita força e confiança”, contou Maria Rodrigues.

Acompanhamento integral

O sucesso na recuperação rápida e eficaz dos pacientes atendidos com o protocolo Eras (sigla em inglês para “Enhanced Recovery After Surgery”) se deve aos cuidados disponibilizados antes, durante e após as cirurgias, que são comprovados cientificamente e priorizam a segurança, reduzindo riscos de infecção hospitalar em virtude do menor tempo de internação. O trabalho envolve uma equipe multidisciplinar formada por médicos, profissionais de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas.
“O Protocolo Eras é um conjunto de medidas que oferece uma assistência de qualidade e com resultados positivos e, sobretudo, um atendimento humanizado. Estamos celebrando vidas, pois os nossos pacientes retornam para os seus lares com segurança e felizes”, destacou o cirurgião cardiovascular e idealizador da implantação do protocolo Eras no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, Maurílio Onofre Deininger.

Referência

A implantação do Protocolo Eras é uma das inovações pioneiras que a Unimed JP trouxe para a medicina paraibana, tendo como foco priorizar uma assistência de qualidade e segura aos beneficiários, conforme explicou o diretor de Provimento de Saúde da Cooperativa, Ricardo Queiroga. “Esse protocolo marca mais uma inovação na Unimed JP e o pioneirismo do Hospital Alberto Urquiza, que tanto contribuiu e contribui para a medicina na Paraíba. Priorizar o paciente e oferecer um atendimento de excelência é a nossa meta”, afirmou.
O diretor técnico e clínico do hospital, José Calixto da Silva, destacou a importância da assistência completa aos pacientes cardíacos, com profissionais de diversas áreas. “O Hospital Alberto Urquiza foi o segundo do país a ter esse protocolo e ver a felicidade dos pacientes quando sabem que vão voltar para casa mais rápido e recuperados é resultado da dedicação de toda a equipe”, disse.

MaisPB