João Pessoa, 12 de dezembro de 2025 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

A exposição “Viagem no Tempo na Arte de Flávio Tavares”, que reúne 57 obras produzidas entre as décadas de 1960 e 2000, foi aberta na noite desta quinta-feira (11) na Casa MGA. O acervo, pertencente ao colecionador paraibano Luizmar Medeiros, inclui diversas peças criadas ainda na juventude do artista. O evento atraiu grande público e marcou a abertura oficial da mostra.
Com curadoria de Augusto Moraes, o conjunto exposto reúne desenhos, estudos, pinturas em óleo e acrílico, além de trabalhos em bico de pena, percorrendo diferentes facetas de Flávio, que transita entre o real e o místico. Grande parte do acervo pertence às décadas de 1960, 1970 e 1980.
Para o artista, ter contato com essas peças depois de tantos anos foi uma experiência emocionante. “Rever essas obras é uma coisa extremamente emotiva, inclusive obras que foram vendidas em 1970. Eu não esperava essa reunião desses grandes momentos da vida que a pessoa vai passando pintando, porque está tudo condensado nessa exposição”, comentou Flávio.
Um dos destaques da exposição é “O Barco (Pescaria noturna, o canoeiro)”, de 2004, que retrata navegantes do Rio Sanhauá a partir de uma memória que remete à década de 1950.
Outra obra emblemática exposta é “Caixa d’Água”, pintada em 1969, que retrata o poeta Manoel Caixa d’Água, figura conhecida no Centro de João Pessoa nos anos 1970. O quadro foi presenteado ao escritor Jorge Amado e, após a morte do autor em 2001, foi leiloado no Rio de Janeiro, sendo adquirido por Luizmar.
“É uma honra abrir a Casa MGA para uma exposição que apresenta tantas camadas da obra de Flávio Tavares. Cada quadro revela um tempo, uma memória, uma técnica. É realmente uma viagem no tempo, dentro de um acervo tão bem cuidado por Luizmar”, afirmou Christina Santiago, gestora da Casa MGA e diretora comercial da MGA Construções.
A exposição ficará aberta ao público até 12 de janeiro, com funcionamento de segunda a sábado, das 14h às 19h. A entrada é gratuita. A Casa MGA está localizada na Avenida Cabo Branco, número 4.390. Para mais informações: (83) 3226-3363.
Flávio Tavares
Pintor, cenógrafo e desenhista, Flávio Roberto Tavares de Melo, nasceu em João Pessoa, em 15 de fevereiro de 1950. Ainda criança mostrou vocação para as artes plásticas, produzindo seus primeiros desenhos e pinturas.
Foi aluno dos artistas plásticos paraibanos Raul Córdula e Hermano José. Com pouco mais de 20 anos, Tavares já tinha exposto suas obras em Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. No final dos anos 70, foi para os Estados Unidos para aprimorar sua técnica em pintura na Universidade de Yale, na Universidade de Connecticut e no Simon Rock College. Também estudou em Caiena (Guiana Francesa).
É um dos mais consagrados artistas plásticos do Nordeste da atualidade, com exposições nas principais cidades do Brasil e também em países como Alemanha, França, Israel e Argentina.
Veja fotos da exposição



MaisPB
SUPERINTENDENTE - 11/12/2025





