João Pessoa, 31 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
na capital

Câmara de João Pessoa realiza sessão itinerante em Mangabeira

Comentários: 0
publicado em 31/10/2025 ás 10h45

Na terceira audiência pública do Câmara no Seu Bairro deste ano, os moradores dos bairros de Mangabeira, Cidade Verde, Nova Mangabeira, Bancários, Jardim Cidade Universitária, Anatólia, Jardim São Paulo, Castelo Branco, José Américo e Água Fria apresentaram suas reivindicações ao Legislativo Municipal. Na noite desta quinta-feira (30), no Centro Cultural Mangabeira Tenente Lucena, demandas nas área de Educação, Mobilidade Urbana, Saúde, saneamento básico, limpeza pública e Ação Social.

O Conselheiro Municipal de Educação, Iago Emanuel, morador do Valentina, reivindicou melhorias nas unidades educacionais da região, assim como novas vagas para as crianças da região.

Giuliana Alcantara, moradora do bairro de Mangabeira, agradeceu à direção do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro por estar mais acessível. Ela destacou o trabalho da Caravana da Saúde que, segundo ela, está ativa e distribui as cestas básicas de forma organizada.

Marta Rodrigues, moradora de Mangabeira VI, disse conhecer as necessidades do bairro e agradeceu à atual Gestão Municipal pelo que vem fazendo. “Preciso solicitar uma praça no Mangabeira VI, porque as crianças pedem muito. Também solicito a finalização das obras do Ginásio Hermes Taurino porque a região está abandonada, gerando problemas de bandidagem”, reivindicou.

Valdir Borges de Oliveira, também morador de Mangabeira VI, solicitou atenção aos flanelinhas da cidade. “Nós, flanelinhas, precisamos de um plano ou projeto de cadastro que nos forneça dignidade e às nossas famílias também, principalmente depois do Zona Azul, porque este modelo está sugando o dinheiro da população. Estou lutando por esta causa justa. A Zona Azul está atrapalhando a população e a vida dos flanelinhas. Precisamos de uma atenção, principalmente na área social, para nos garantir dignidade”, rogou.

Jaqueline Gomes, de Mangabeira, externou o prazer de estar na audiência e poder agradecer pelo asfalto nas ruas do Mangabeira IV. Ela apresentou solicitação para retirada do lixo que fica no muro do posto da Cagepa, na região.

Tiba, de Mangabeira, parabenizou os vereadores pela realização da audiência que ele classificou como muito importante para que os moradores conheçam os vereadores e possam apresentar suas demandas. “Precisamos do retorno da Maternidade Santa Maria, que foi retirada do nosso bairro em gestões anteriores. Foi um projeto que nós perdemos. Tivemos filhos naturais de Mangabeira, agora não temos mais. Também necessitamos de melhorias nas linhas de ônibus que atendem nosso bairro. Os moradores do Mangabeira, que são atendidos pela linha Mangabeira por dentro para ir direto para praia, não estão mais contando com essa alternativa. As linhas de ônibus são uma vergonha. Não tem wi-fi e pagamos passagens caras, sem conforto e sem pontualidade”, desabafou.

Marcone Leal, de Mangabeira, demonstrou sua indignação com a falta de médicos no Posto de Saúde Nova Aliança. “Quando a médica não está de licença, está de férias, e não há substituto. O saneamento de nossas ruas precisa de atenção. Estão calçando as ruas, mas as águas pluviais vão para aonde? Estão assassinando nosso meio ambiente e nossos rios pedem socorro”, destacou.

Rosa Maria de Oliveira, de Mangabeira II, reclamou de um terreno baldio próximo a sua residência, onde as pessoas depositam lixo. Ela solicitou a construção de uma praça para o lazer das pessoas idosas.

Uma das lideranças de Mangabeira, Carlos Aguiar, ressaltou que o momento era de reivindicar e brigar pelo bairro. “A hora de cobrar é agora. Mangabeira é um bairro que tem quase tudo, mas faltam duas coisas muito importantes: uma maternidade e um cemitério público. É inadmissível que o maior bairro de João Pessoa não tenha uma maternidade, nem um cemitério público”, lamentou.

Diana Alves de Oliveira destacou que o trânsito tem aumentado, assim como os acidentes e atropelamentos. Ela solicitou sinalização nas ruas, além de mão única nas principais vias para evitar acidentes.

Almir, outro líder dos moradores de Mangabeira, informou que uma moradora solicitou a retirada do muro do Residencial Sol Nascente, na Josefa Taveira, e teve seu pedido acatado. Ele alertou para a falta de segurança dos residentes caso o muro seja demolido. “Suplico a possibilidade de ajudar os moradores da área para evitar que seja habitada por drogados”, explicou.

Ailton Diniz, morador de Mangabeira VIII há 22 anos, pediu atenção á limpeza e iluminação pública. “Infelizmente encontramos muito lixo acumulado por todo o bairro, em terrenos baldios, o que vem causando transtornos a toda população. Também precisamos de atenção na iluminação pública”, pediu.

Nininho de Mangabeira solicitou organização da avenida principal, Josefa Taveira, e a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o bairro. “Precisamos de melhorias no transporte público e nas vias principais para o trânsito fluir melhor. Também solicito que os vereadores façam visitas ao Trauminha de Mangabeira e aos PSFs para garantir uma melhor saúde à nossa população”, sugeriu.

MaisPB