João Pessoa, 07 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
homenagem

Projeto quer nomear túnel do Parque da Cidade de ‘Kelton Marques de Sousa’

Comentários: 0
publicado em 07/08/2025 ás 16h45
atualizado em 07/08/2025 ás 18h46
Kelton Marques morreu após ser atropelado por Ruan Macário, no Retão de Manaíra, em João Pessoa - Foto: reprodução

A vereadora Jailma Carvalho (PSB) apresentou, nesta quinta-feira (7), no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa, um projeto de lei para nomear a futura construção do túnel do Parque da Cidade de ‘Kelton Marques de Sousa’, em homenagem ao motoboy vítima de um atropelamento enquanto trabalhava no Retão de Manaíra, na Capital.

No texto, a parlamentar justifica que a proposta é uma maneira de reconhecer a memória da história Kelton, além de homenagear trabalhadores por aplicativo e vítimas de acidentes de trânsito.

“Nomear essa obra em homenagem a Kelton é também uma forma de reconhecer e dignificar a memória de todos os trabalhadores da linha de frente, especialmente os entregadores por aplicativo, que desempenham papel essencial na dinâmica urbana contemporânea, muitas vezes à custa de suas próprias vidas”, citou Jailma.

O projeto de lei foi encaminhado para as Comissões da Casa Legislativa, que devem emitir parecer para votação dos vereadores.

Relembre o acidente de Kelton Marques

O motoboy Kelton Marques de Sousa foi atropelado, no dia 11 de setembro de 2021, na Av. Governador Flávio Ribeiro Coutinho, mais conhecida como retão de Manaíra. O motorista que atropelou o profissional dirigia o veículo a 163km/h.

De acordo com o delegado Eduardo Montenegro, o motoqueiro estava trafegando de forma correta. Já o condutor do carro dirigia em alta velocidade e sob efeito de álcool.

“Chegando no local, constatamos que o motoqueiro estava respeitando todas as normas de trânsito e com velocidade compatível quando foi atingido por um veículo, que vinha em altíssima velocidade. O motorista estava possivelmente embriagado. Nós já temos a informação da autoria, do responsável, que fugiu do local, segundo testemunhas, visivelmente embriagado”, disse o delegado à epoca.

Dentro do veículo do acusado foram encontradas latas de cerveja e produtos semelhantes a entorpecentes.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado ao local, prestou os primeiros socorros à vítima identificado por Keltom Marques de Souza, de 33 anos, mas o motociclista não resistiu ao ferimentos e veio a óbito no local do acidente.

O motorista

O motorista Ruan Macário se aprensentou na delegacia quase um ano depois do acidente, no dia 2 de julho de 2022. Na audiência de custódia, ele teve sua prisão mantida.

No entanto, em maio deste ano, teve sua prisão convertida em domiciliar e foram aplicadas algumas medidas cautelares: utilização de tornozeleira eletrônica, continuar morando no endereço declarado nos autos, não viajar para outra Comarca, de segunda à sexta permanecer recolhido em casa das 19h às 5h, não frequentar locais públicos, entre outras restrições.

MaisPB