João Pessoa, 31 de outubro de 2025 |   --ºC / --ºC    Dólar    -   Euro
  Dólar    -   Euro   


O Carreira Literária (@carreira_literaria), agora, é agência literária. Ao lado do Luiz Dourado, autor de “ O cheiro azedo da grama” (Oficina Raquel), somos escritores contratados. Deus do céu, nem sei dizer como cheguei ali.
Um cara nascido no sítio Saco sinhazinha, nos anos sessenta, alto sertão da Paraiba, pensar em ser escritor, com agente literário e tudo, é ousadia além da conta.
Conheci o Carreira Literária em 2018. Na época, eu lambia o desejo de ser escritor como menino guloso saboreia, em pensamentos, a guloseima desejada. E sonhava…
O tempo, como os piões, deu suas voltas estrambóticas e, em um dos seus rodopios necessários, me pôs de frente a Flávia Iriarte. A Flávia é uma pessoa singular. As singulairades guardam todas as possibilidades da existência: escritora, sonhadora, editora, empreendedora, reticências. Do Carreira literária, sua plataforma de ensino, o clube de leitura, a editora oito e meio, esse amálgama de boa vontade para com a Literatura presta um serviço inigulável à cultura brasileira.
Ela e a Andressa Tabaczinslk. A Andressa, finalista do Prêmio jabuti, com seu “Boas meninas se afogam em silêncio” (Rocco), fez, quatro anos atrás, a leitura crítica, bastante elogisa, do meu “O pequeno Davi” (Hibis editora) e porque o universo conspira para os bons encontros, colocou as duas na comunhão da parceria mais aconchegante. E foi pela Editora delas que lancei o meu “A vovó é louca”.
A coisa foi se construindo, se encaixando. Sexta e sábado, um monumento de alegria. A Flavia lançou o seu “Instruções para desaparecer devagar”(Faria e Silva) na Livraria janela. Foi a primeira vez que as vi pessoalmente. Um abraço apertado, daquelas que arrocha a alma de tamanha emoção. E no sábado, na casa de festa Nani, em Botafogo, o lançamento da agência do “Carreira”.
Depois de tudo, fomos conhecer a noitada carioca. Escritores e escritoras que se tornaram meus amigos, um abraço carinhoso em todas, todos e todes. Que festa, que festa! Muitíssimo obrigado, Flávia, Andressa, Andreia, Lola, Bianca e todos aqueles que direta ou indiretamente constroem o Carreira Literária. Até próximo ano. O Sibito baleado quer voar!
@professorchicoleite
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
 
 BOLETIM DA REDAÇÃO - 30/10/2025





