João Pessoa, 30 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

O prefeito de Cabedelo, André Coutinho, entregou à população uma das mais modernas estruturas municipais do país: a nova sede da Secretaria de Segurança Municipal e Defesa da Cidadania (SSMDC) e o Centro de Formação, Capacitação e Ensino da Guarda Metropolitana.
O investimento, de R$ 7,9 milhões, simboliza o compromisso e a liderança da gestão de André em construir uma cidade mais segura, moderna e preparada para os desafios do futuro.
O novo complexo — com dois blocos e três pavimentos, totalizando 1.558 m² de área — foi projetado para integrar gestão, tecnologia e valorização profissional. O espaço conta com salas de aula, auditório, academia, estande de tiro real e virtual, refeitório, alojamentos, áreas de convivência e a Central de Monitoramento Urbano, que opera 24 horas por dia, reforçando a vigilância em toda a cidade.
A estrutura foi erguida com recursos majoritariamente próprios do município, além de emendas parlamentares federais e estaduais, resultado de articulação política e parcerias institucionais que demonstram a capacidade de gestão e o poder de mobilização do governo municipal.
“Estamos entregando muito mais que um prédio: estamos consolidando um novo modelo de segurança pública, moderno, inteligente e humano. Nossa gestão tem investido de forma permanente na proteção dos cidadãos, com a entrega de viaturas especializadas, câmeras inteligentes de 360° e agora com essa sede inovadora, que valoriza nossos agentes e dá condições reais de trabalho. Cabedelo está no caminho certo, com segurança e planejamento”, afirmou o prefeito.
Segurança reforçada- Em menos de 1 ano de gestão, André vem demonstrando responsabilidade e compromisso com a segurança pública de Cabedelo.
Entre os investimentos já realizados, estão a entrega de duas viaturas especializadas para o reforço do trabalho da Guarda Metropolitana: uma destinada à Ronda Maria da Penha, voltada ao acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, garantindo o monitoramento do cumprimento de medidas protetivas; e a outra ficará sob responsabilidade da Ronda de Proteção Escolar, atuando na cobertura das escolas municipais e estaduais e ampliando a segurança no ambiente escolar.
Além dos veículos, a gestão municipal entregou, ainda, um novo pacote tecnológico de vigilância. Estão sendo instaladas por toda a cidade câmeras do tipo Speed Dome (PTZ), com movimentação de 360° e recursos inteligentes como detecção de rostos, diferenciação entre pessoas e veículos, rastreamento automático e gravação local em caso de falha de rede. Os equipamentos vão reforçar o monitoramento em áreas de grande circulação, como entradas de bairros, praças, escolas e unidades de saúde.
Valorizando cada profissional da segurança, André concedeu reajuste salarial de 10% para os servidores e devolução das gratificações aos pelotões operacionais.
Outras iniciativas incluem a criação da Lei do Guarda Municipal do Ano, o nivelamento e uso ampliado de fuzis pelos grupamentos, e a entrega de novos uniformes e coturnos, fortalecendo a disciplina e o orgulho de pertencer à corporação.
Por fim, o prefeito destacou a elaboração do novo Estatuto da Guarda Metropolitana, que moderniza a legislação interna e consolida direitos e deveres da categoria — mais um passo na construção de uma política de segurança pautada na valorização, na estrutura e na eficiência do serviço público.
“Assumimos, desde o início da nossa gestão, o compromisso de tratar a segurança pública com a seriedade que ela merece. Cada investimento que realizamos — seja em estrutura, tecnologia ou valorização dos nossos agentes — representa a responsabilidade que temos com a vida e o bem-estar de quem vive em Cabedelo. Segurança é prioridade, e continuaremos trabalhando para garantir uma cidade cada vez mais protegida e preparada para o futuro”, finalizou André.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 30/10/2025