João Pessoa, 17 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Uma ferramenta desenvolvida pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) foi destaque no Congresso Internacional de Tecnologia e Direito para o Ecossistema de Justiça e Órgãos de Controle (Expojud 2025). No evento, que aconteceu Brasília (DF) até esta quinta (16), o Poder Judiciário paraibano apresentou a ferramenta “Simplifica”, que amplia o acesso da população à Justiça.
De acordo com o TJ, o “Simplifica” é uma inteligência artificial integrada ao aplicativo “TJPB Cidadão”. A ferramenta utiliza uma linguagem simples para ajudar os usuários a compreender o conteúdo de decisões judiciais e etapas dos processos em que estão envolvidos.
“Fizemos o lançamento dessa nova IA dentro do nosso aplicativo, que é o TJPB Cidadão, e essa IA ela veio exatamente quando a gente percebeu que existia muita dificuldade da população entender em que estado estava seu processo, o que é que continha naquela decisão judicial. Nós colocamos essa IA, que é a Simplifica, para que o cidadão consiga num clique entender em que momento está seu processo, o que é que está contido naquela decisão judicial e ter em formato, em uma linguagem simples, que ele consiga ter esse entendimento”, explicou o diretor de Tecnologia do Tribunal de Justiça da Paraíba, Daniel Melo, à TV Justiça.
Além do “Simplifica”, a Justiça paraibana também apresentou a ferramenta “Transcrição de Audiência”, que realiza a gravação das sessões, identifica automaticamente as partes envolvidas e, com o apoio de inteligência artificial, gera uma transcrição precisa do que foi discutido; e o “Minuta IA”, que auxilia magistrados e assessores na elaboração de sentenças, minutas e despachos, otimizando o tempo e aumentando a produtividade.
MaisPB
AUDIÊNCIA NA ALPB - 14/10/2025