João Pessoa, 04 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
caso é investigado

Paciente suspeito de intoxicação por metanol morre no Trauma de Campina Grande

Comentários: 0
publicado em 04/10/2025 ás 16h21
atualizado em 04/10/2025 ás 16h43
Hospital de Trauma de Campina Grande (Foto: divulgação/Governo da Paraíba)

O paciente internado com suspeita de intoxicação por metanol morreu, na tarde deste sábado (4), no Hospital de Trauma de Campina Grande, após sofrer três paradas cardíacas e não resistir.

Em contato com o Portal MaisPB, o secretário de Saúde da Paraíba, Ari Reis, confirmou o óbito e informou que o depósito onde ele havia consumido a bebida, no município de Baraúna, foi interditado. Além disso, os policiais apreenderam os destilados.

Em nota, a Secretaria de Saúde da Paraíba, lamentou a morte e garantiu que “foram adotadas as medidas terapêuticas previstas nos protocolos clínicos”.

“Durante todo o atendimento, foram adotadas as medidas terapêuticas previstas nos protocolos clínicos, incluindo suporte intensivo e uso de antídoto específico. Apesar de todos os esforços das equipes médicas das duas unidades hospitalares, o paciente apresentou agravamento progressivo do quadro e não resistiu às complicações”, diz a nota.

A previsão para o resultado final do exame para confirmar a presença de metanol na bebida está previsto para sair nas próximas 48h. A perícia está sendo feita pelo Instituto de Polícia Científica da Paraíba.

O homem, de 32 anos, era natural de Baraúna e deu entrada no Hospital Regional de Picuí com sintomas compatíveis, depois de relatar ingestão de bebida alcoólica nos últimos três dias. Logo após ser atendido, ele foi transferido para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Trauma.

Orientação da Secretaria de Saúde

O secretário de Saúde da Paraíba, Ari Reis, aconselhou a população a evitar o consumo de bebida alcóolica. “Não consuma bebidas de procedência duvidosa e procure atendimento médico imediato em casos de sintomas como náuse, vômito, dor abdominal, alteração visual ou desorientação”, alertou.

“Quero dizer a todos vocês que todas as equipes da Secretaria Municipal e da Secretaria Estadual de Saúde estão mobilizadas para acompanhar o caso”, garantiu Ari Reis.

Polícia investiga bebidas adulteradas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início a instituição de um Grupo de Trabalho (GT) integrado para o fortalecimento das ações de inspeção e fiscalização de bebidas alcoólicas adulteradas. A Polícia Civil da Paraíba vai investigar a adulteração dos destilados no estado. Participam também do GT a Agevisa, Procon Estadual, Instituto de Polícia Científica (IPC), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox – JP). As ações já estão em curso e a primeira reunião presencial será nesta segunda-feira (6).

O secretário Ari Reis reforçou que a investigação já está em curso. “Estão sendo realizados exames para confirmar ou descartar a hipótese de contaminação por metanol. Foram coletadas amostras da bebida nas quais serão analisadas pelo IPC, já as inspeções e as investigações da bebida destilada serão conduzidas pela Polícia Civil e Agevisa”, explicou.

Força tarefa dos órgãos de saúde e vigilância sanitária da Paraíba

Para a próxima segunda-feira (06), está prevista uma reunião na sede da Secretaria de Saúde da Paraíba com a participação de representantes da Agevisa/PB, das Visas municipais, da Polícia Civil, do Instituto de Polícia Científica, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Procon/PB e da Rede de Urgência e Emergência da Paraíba, que é coordenada pela Secretaria. O objetivo central do encontro é discutir estratégias e definir o papel de cada órgão participante no tocante ao que fazer e como fazer no enfrentamento do problema relacionado ao metanol.

MaisPB