João Pessoa, 01 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Estudo feito pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba aponta que o estado pode chegar ao número de 1,6 mil novos médicos formados no território paraibano em 2025. O número é superior a 2024, quando foram inseridos 1.486 profissionais no mercado.
Segundo o presidente do CRM-PB, Bruno Leandro, o crescimento no número de formandos exige ainda mais atenção em relação à qualidade da formação e à avaliação da proficiência, um tipo de exame da OAB para recém-formados.
“Em 2024, tivemos 1.486 novos médicos na Paraíba, e a previsão é de que em 2025 esse número chegue a 1.600. É um volume expressivo, que reforça a necessidade de discutir mecanismos de avaliação para garantir que todos tenham a capacitação adequada”, avaliou.
Nessa semana, João Pessoa sedia o II Congresso Acadêmico Sindical da Federação Médica Brasileira (FMB), reunindo cerca de 150 estudantes de medicina, médicos recém-formados e lideranças sindicais de vários estados do país. O encontro é promovido pela FMB em parceria com o Sindicato dos Médicos da Paraíba e acontece até esta quinta-feira (2), no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB).
De acordo com levantamento do Conselho Federal de Medicina, o Brasil já conta com 436 cursos de medicina, sendo 146 em instituições públicas, 278 em privadas e 12 cursos especiais, que juntos oferecem mais de 46 mil vagas por ano.
O presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba (Simed-PB), Dr. Tarcísio Campos, reforçou o posicionamento: “O exame de proficiência é importante para garantir médicos bem formados e a segurança da população.”
O presidente da Federação Médica Brasileira, Dr. Fernando Mendonça, está em João Pessoa, acompanhando o Congresso. Representantes do Conselho Federal de Medicina e do Ministério da Saúde e da Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil também estão participando das discussões.
O evento segue até amanhã, com debates sobre temas como residência médica, bioética, atuação sindical e representatividade das mulheres na medicina. O evento será encerrado com a elaboração da Carta de João Pessoa 2025, reunindo propostas e diretrizes para o fortalecimento da categoria.
MaisPB
Lei do Gabarito - 30/09/2025