João Pessoa, 13 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Duas cidades

Matadouros são multados por irregularidades ambientais na Paraíba

Comentários: 0
publicado em 13/08/2025 ás 16h20

Uma operação realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) resultou no embargo das atividades e aplicação de multa a dois matadouros localizados nas cidades de Santa Rita e Esperança. As ações aconteceram nestas segunda (11) e terça-feira (12), resultando na identificação de diversas irregularidades e danos potenciais ao meio ambiente.

Em Santa Rita, o caso foi de um matadouro privado reincidente. O estabelecimento já havia tido suas atividades embargadas, mas retomou o trabalho sem regularização das pendências. Ainda foi constatado o lançamento irregular de efluentes sem tratamento na natureza. O empreendimento foi multado em 342 UFR-PB, o que corresponde a mais de R$24 mil na cotação atual.

Na cidade de Esperança, a operação aconteceu no Matadouro Público Municipal, onde foi constatada a ausência de licenciamento ambiental, o lançamento irregular de efluentes com sangue sem tratamento no solo e em corpo hídrico próximo e o lançamento irregular de resíduos sólidos, como carcaças e chifres, no meio ambiente. As multas aplicadas somam 414 UFR-PB, o que corresponde a R$33.400.

Ambos os estabelecimentos tiveram as atividades embargadas até a regularização das pendências junto aos órgãos ambientais competentes. A operação foi realizada por técnicos da Coordenadoria de Medições Ambientais (CMA), Divisão de Fiscalização (Difi) e Coordenadoria de Controle Ambiental (CCA).

MaisPB