João Pessoa, 09 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Kubitschek Pinheiro
O Centro Universitário UNIESP, que se destaca na qualidade do ensino e formação de profissionais em nosso Estado, é pioneiro em pesquisa e extensão do uso do canabidiol na Medicina Veterinária. Isso fortalece ainda mais a credibilidade da Instituição e o curso de Medicina Veterinária, que tem na coordenação a professora Paula Fernanda, que juntamente com a reitora Érika Marques trabalharam nesse sentido, buscando a iniciativa.
Em outubro próximo fará um ano que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a prescrição e o uso de medicamentos à base de Cannabis para o tratamento de animais.
Segundo Helder Camilo, a utilização de produtos à base de cannabis é uma realidade na medicina veterinária. “O Uniesp vem preparando seus alunos para essa temática, abordando-a pelos três pilares da universidade: Pesquisa, Ensino e Extensão”
A pesquisa, lembra Helder: “se desenvolve por meio do grupo de estudos em medicina canabinoide, cujos encontros acontecem mensalmente nas dependências da universidade. No ensino, destacamo-nos por sermos pioneiros, oferecendo a disciplina “Medicina Veterinária Canabinoide”. Na extensão, proporcionamos tratamento para os animais que buscam nossa clínica-escola, além de cuidarmos de animais silvestres do Parque Zoobotânico Bica. Todo esse trabalho qualifica nossos alunos tanto na teoria quanto na prática médica”
São grupos de estudo e extensão do UNIESP, que trabalham com a Medicina Canabinóide, sob a orientação do professor Helder Camilo, que é pesquisador desde 2018. “O grupo de extensão tem como objetivo oferecer à comunidade o atendimento de animais com indicação para o uso de medicamentos à base de cannabis. Ao participar da oferta de serviços, o aluno vivencia a prática médica, a relação médico-veterinário-paciente e a evolução dos tratamentos dos animais. Essa é uma experiência que, atualmente, não é possível em outra instituição privada”, revelou
O uso do canabidiol em animais – Todos os animais que possuem o Sistema Endocanabinóide, como mamíferos e seres invertebrados, podem ser tratados com a substância derivada da Cannabis. O Sistema Endocanabinóide é responsável pelo equilíbrio entre os sistemas nervoso, imunológico e endócrino e regula reações fisiológicas no organismo como apetite, dor, termorregulação, metabolismo e equilíbrio de energia.
Animais atendidos
De acordo com Helder Camilo todos os animais podem ser tratados com medicamentos à base de cannabis. “Atualmente, o UNIESP oferece o tratamento para cães, gatos e pets não convencionais (aves e pequenos mamíferos). Os medicamentos são adquiridos pelos próprios tutores. O Uniesp não possui esses medicamentos na rotina médica dos atendimentos da clínica-escola”.
Potencial
Para o professor Helder Camilo, o potencial dos alunos de Medicina Veterinária do UNESP segue essa evolução com excelente desenvoltura. “Sim. Os alunos, tendo a oportunidade de uma prática de vanguarda como oferecemos, sairão para o mercado de trabalho com um diferencial, bem como atualizado para o que se tem de mais novo em tratamento para nossos animais”, fecha o professor.
Quem é Helder Camilo
Helder Camilo, médico veterinário formado pela UFPB, mestre em Ciência Animal pela mesma instituição, proprietário da Clínica veterinar e professor da disciplina de Medicina Canabinoide da UNIESP
BOLETIM DA REDAÇÃO - 09/07/2025