João Pessoa, 04 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
audiência de conciliação

Moraes suspende atos do IOF e convoca conciliação entre governo e Congresso

Comentários: 0
publicado em 04/07/2025 ás 10h57

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (4), a suspensão dos atos do governo federal e do Congresso que aumentaram as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A medida representa uma tentativa de apaziguar a crescente tensão entre o Executivo e o Legislativo em torno da política tributária.

A decisão também estabelece a realização de uma audiência de conciliação entre o Governo Federal e o Congresso Nacional, marcada para o próximo dia 15 de julho, no plenário de audiências do STF, em Brasília.

Moraes deu prazo de cinco dias para que tanto o Executivo quanto o Legislativo apresentem explicações formais sobre o caso. O governo deverá justificar os motivos para a edição dos decretos que elevaram a alíquota do IOF, enquanto o Congresso precisará esclarecer a razão da derrubada desses mesmos atos.

A crise institucional ganhou força após o Congresso Nacional revogar o decreto do governo federal que previa o aumento do imposto. A medida do Executivo visava aumentar a arrecadação, sob a justificativa de promover justiça tributária por meio da taxação dos super-ricos, com o objetivo de financiar programas sociais.

Por outro lado, parlamentares afirmam que não aceitarão novos aumentos de impostos enquanto o governo não apresentar cortes de despesas e revisão dos seus próprios gastos.

MaisPB