João Pessoa, 05 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), a Prefeitura de João Pessoa e o Instituto São José assinaram, nesta segunda-feira (5), um Pacto de Adequação de Conduta Técnico-Operacional para assegurar a continuidade do funcionamento do Hospital Padre Zé.
De acordo com o TCE, o pacto garante segurança jurídica e institucional na relação entre a Prefeitura e o Instituto São José, viabilizando o repasse de recursos públicos essenciais para o funcionamento da unidade de saúde.
“Vamos continuar ajudando e, se for o caso, até ampliando as ações [do hospital]. Porque traz qualidade de vida e traz gesto humanizado para a população”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.
O Hospital Padre Zé atravessa uma crise institucional desde 2023, quando foi alvo de operação policial e de processo judicial que resultaram no afastamento do então gestor, padre Egídio, acusado de envolvimento em desvios de recursos.
Mesmo com a adoção de medidas pela nova gestão do Instituto São José para restabelecer a transparência, por impedimentos legais, foram suspensos os repasses da Secretaria Municipal de Saúde. Por causa do risco à manutenção dos 120 leitos da unidade, foi firmado o pacto para garantir o repasse dos recursos necessários para a continuidade dos serviços prestados pelo hospital.
MaisPB
OPINIÃO - 02/05/2025