João Pessoa, 17 de janeiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ÚLTIMA SEMANA

Turistas e paraibanos movimentam Salão de Artesanato

Comentários: 0
publicado em 17/01/2012 às 16h05

O 15º Salão de Artesanato da Paraíba iniciou sua última semana com vendas que chegaram a R$ 777 mil, no último dia 15. A preferência continua entre os fios: 15% das vendas correspondem a essa tipologia, com mais de R$ 115 mil em peças comercializadas. Nesta categoria, estão classificadas as rendeiras, as homenageadas desta edição. O evento segue até o domingo (22), no Jangada Clube, na praia do Cabo Branco, em João Pessoa.

"Sem dúvida, este é o melhor Salão que a Associação de Renda e Bordados de Serra Redonda participa. Perto do turista, nossas vendas triplicam”, comemora a artesã Vanilda Cavalcante, mais conhecida como Dida, que há cinco anos participa da feira. Nesta edição, as rendeiras e bordadeiras de Serra Redonda têm dois motivos para comemorar: a homenagem, o que lhes permitiu ficar em lugar estratégico no Salão; e a construção da sede da associação, agora em 2012, pelo Governo do Estado.

"Participar de um evento como este é, sem dúvida, importantíssimo para a nossa renda anual e a divulgação do nosso trabalho. Só temos a agradecer. Contamos com estande, alojamento e transporte gratuitos, sem falar do apoio que recebemos do Programa de Artesanato. Ao chegar ao Salão, a nossa única preocupação passa a ser apenas em sorrir para o cliente”, acrescenta.

Simpatia é uma arma de Dida para atrair os quase 100 mil visitantes que o evento recebeu até agora. Mas para disputar a atenção de turistas e paraibanos que frequentam diariamente os corredores do Jangada Clube, tem que ter criatividade – além de, claro, muito talento. O artesão Isaías Alves da Costa é de Pilar, foi criado em Itabaiana e atualmente mora em João Pessoa, mas já teve outros endereços, como Rio de Janeiro e São Paulo. "Tudo pela arte”, diz.

Autodidata, ele aprendeu a fazer esculturas em argila. "Meu pai não tinha condições para presentear seus 14 filhos com brinquedos, então, a gente fazia os próprios bonecos, com a argila que encontrava nas margens do rio onde se banhava”, conta. No Salão, ele apresenta sua arte fazendo-a. Todos os dias, produz de oito a dez peças, na hora, com a cara do cliente. "Sou sempre o último a sair do evento. Se tivesse mais tempo, faria ainda mais peças, porque a demanda é muito boa”, completa.

Os turistas paulistas Gisele Tanaka e Thiago Teodoro dizem que, dentro e fora do Salão de Artesanato, o "artista dos bustos” já está bem popular. "Onde chegamos, só se fala dele. Essa é a nossa segunda visita à feira, desta vez, para fazer o busto do Thiago. Amanhã, volto para fazer o meu”, ressalta.

Ao todo, 17 tipologias compõem o 15º Salão de Artesanato. Por ordem de procura, o visitante encontra uma variedade de peças produzidas com fios, habilidade manual, madeira, tecelagem, algodão colorido, cerâmica, gastronomia, fibra, couro, brinquedo, metal, osso, pedra, quilombola, indígena, cordel e xilogravura.

O Salão de Artesanato da Paraíba funciona diariamente, das 15h às 22h. Com o tema "Renda-se à Arte”, é realizado pela Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), com a coordenação geral da primeira-dama do Estado, Pâmela Bório. A entrada é gratuita.

Secom PB

Leia Também

MaisTV

Manifestantes cobrem letreiro de JP com faixas e crucifixos contra poluição do mar

EM JOÃO PESSOA - 11/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas