João Pessoa, 25 de agosto de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Francisco Leite Duarte é Advogado tributarista, Auditor-fiscal da Receita Federal (aposentado), Professor de Direito Tributário e Administrativo na Universidade Estadual da Paraíba, Mestre em Direito econômico, Doutor em direitos humanos e desenvolvimento e Escritor. Foi Prêmio estadual de educação fiscal ( 2019) e Prêmio Nacional de educação fiscal em 2016 e 2019. Tem várias publicações no Direito Tributário, com destaque para o seu Direito Tributário: Teoria e prática (Revista dos tribunais, já na 4 edição). Na Literatura publicou dois romances “A vovó é louca” e “O Pequeno Davi”. Publicou, igualmente, uma coletânea de contos chamada “Crimes de agosto”, um livro de memórias ( “Os longos olhos da espera”), e dois livros de crônicas: “Nos tempos do capitão” …

Adeus, Receita Federal

Comentários: 0
publicado em 25/08/2023 às 07h00
atualizado em 24/08/2023 às 15h21

 

Nem deu tempo comemorar. Soube no caminho, voltando de Campina Grande, onde fora ministrar aulas na Universidade Estadual. À noite, viajei para Buenos Aires, onde lancei “Esas reticencias llhenas de nada y todo”, na Caburé libros, um evento magnífico.

Foram 39 anos de serviço público: 2 deles, como Agente administrativo (Antigo INPS), 4, como Técnico do Tesouro e 33 como Auditor da Receita Federal do Brasil.

Atuei em muitos setores: Tributação, Arrecadação, Fiscalização, Plantão fiscal e, nos últimos anos, na relatoria de informações em mandados de segurança. Nem vi os anos passarem. Quado dei fé, já tinham caído na vala daquilo que se chama passado.

Fiz  muita coisa na Receita Federal. Lembrando as mais visíveis, foram centenas de palestras, treinamentos, cursos para servidores da casa, para contadores, advogados, contribuintes, estudantes.

Para esses últimos, em um manejo colaborativo com universidades, fomos duas vezes Prêmio Nacional de Educação fiscal (2016 e 2019) e Prêmio estadual de Educação (2019), demonstrando o esforço no desenvolvimento da educação fiscal na Receita Federal e no Estado da Paraíba.

Quando o tempo aquietar a mente, irei sentir saudades, agradecê-los, sobremodo: dos amigos ali deixados, dos profissionais que atendi, dos milhares de contribuintes: grandes e pequenos empresários, ou pessoas físicas, sobretudo quando trabalhei  no plantão fiscal.

Ponho esses anos para puxarem pela memória. Sim, Chico Leite, você serviu bem ao público, servidor público com orgulho desde os vinte e três anos de idade.

Rabisco essas linhas dentro do avião. João Pessoa ainda dorme. Ponho-me, por dentro, a chorar, um sentimento estranho, ave que perdeu o ninho, por isso precisa reforçar o voo. Pensar no que fazer: continuar ministrando aulas no Centro de Ciências Jurídicas da UEPB, escrever livros, terminar meu doutorado em outubro, advogar (talvez), afinal, como diz um dos personagens de um dos meus livros: a vida não é ponto; é reticências.

Francisco Leite Duarte

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil

(Aposentado)

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também