João Pessoa, 26 de maio de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Clara Velloso Borges é escritora, professora de literatura e mestranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: [email protected]  

Paraíba, sim, senhor

Comentários: 0
publicado em 26/05/2023 às 07h00
atualizado em 25/05/2023 às 13h11

Só não ostento uma grande bandeira, listrada verticalmente em preto e vermelho, com a inscrição NEGO gritando, porque meu apartamento é pequeno. Sei que há muitos insatisfeitos com a bandeira e com o nome de João Pessoa, em luta por uma revisão da identidade histórica da cidade, visando à mudança do nome da capital para Parahyba. Este texto, porém, deixa de lado a polêmica para se agarrar à identidade possível, que carrego aonde for.

Temos o maior São João do mundo, uma das únicas capitais com qualidade de vida no Brasil e uma natureza paradisíaca. É uma cultura linda. E ainda assim, tão desconhecida: um amigo propôs que eu fizesse um drinking game para cada vez que um sudestino achasse que João Pessoa fica em Pernambuco.

Parte do problema é culpa nossa. Estando em Minas, me surpreende o quanto os locais valorizam a própria raiz. Não há poeta maior do que Drummond para um mineiro. E a gente, de cujo solo saiu o maior poeta brasileiro de todos os tempos, não fala com tanto fervor sobre Augusto dos Anjos, menospreza o tamarindo.

Tomei como responsabilidade indicar, sempre que um paraibano é mencionado em conversas fora da Paraíba, que ele é paraibano. Zé Ramalho? Natural de Brejo do Cruz. Luiza Erundina? Veio de Uiraúna. Gkay? Celebridade de Solânea. Hulk? Fez muito gol em Campina Grande. Até o maior pernambucano que já existiu, Ariano Suassuna, é paraibano. E a origem de Juliette nem preciso indicar.

Longe fisicamente, a verdade é que não saio da Paraíba. É ela que me conduz mundo afora, porque a minha perspectiva originária tinha como horizonte o mar da praia do Cabo Branco.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas