João Pessoa, 27 de abril de 2023 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

Passados mais de 100 dias do governo Lula, a bancada de situação tem no MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) um dos principais desafios da gestão. Isso porque, o movimento, que é considerado aliado, enfrenta um processo de descredibilização.
A entidade, que luta pela reforma agrária do Brasil, tem sofrido com uma ofensiva do agronegócio e parlamentares da oposição, que estariam atuando em conjunto a formação de uma CPI para investigar o movimento e as invasões de terra. A comissão, aliás, tem o ex-ministro do governo Bolsonaro, o deputado federal Ricardo Salles (PL), como favorito para assumir a relatoria.
Diante dessa situação de tentativa de desgaste junto à opinião pública, representantes no Congresso Nacional aliados ao governo Lula tem prestado seu apoio ao movimento e aderido a campanha virtual: #TôComMST.
Através das redes sociais, o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP) se manifestou favorável ao MST e ressaltou a atuação da entidade junto a programas que combatem a insegurança alimentar e de produção de alimentos.
O @MST_Oficial luta pelo direito à terra e já doou mais de 2,5 milhões de Marmitas Solidárias e 8,5 mil toneladas de alimentos para famílias em situação de fome e insegurança alimentar.
É por isso que eu apoio e #TôComMST!
📸 Ricardo Stuckert pic.twitter.com/dk6fkP2EMA
— Jilmar Tatto (@jilmartatto) April 27, 2023
Quem também se manifestou e aderiu a hashtag #TôComMST foi a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS). Através do plenário da Câmara, ela se posicionou contra a abertura da CPI que vai investigar o MST e acusou a oposição de tentar fazer uma cortina de fumaça para os atos golpistas do dia 8 de janeiro.
“Eles tem medo que a gente investigue os verdadeiros crimes, que são os crimes contra as liberdades democráticas promovidos por esses delinquentes. Vamos fazer toda luta necessária para desmascarar essa tentativa absurda de criminalização dos movimentos”, discursou.
É RIDÍCULA a abertura da CPI do MST!
Tentativa desesperada da extrema direita de fazer uma cortina de fumaça na iminência da CPMI que vai desmascarar os golpistas do Brasil.#TôcomMST pic.twitter.com/LCOH4rtcAI— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) April 27, 2023
MaisPB
RETA FINAL DO CAMPEONATO; CONTRATAÇÕES E QUEM É O CRAQUE DA COMPETIÇÃO? - 13/02/2026