João Pessoa, 26 de dezembro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
transporte público

Empresas pedem subsídio para evitar aumento na passagem

Comentários: 0
publicado em 26/12/2022 ás 18h56
atualizado em 26/12/2022 ás 19h01

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur-JP) sugeriu que o Poder Público mantenham e ampliem o subsídio para evitar o aumento na passagem do transporte público na capital. O reajuste tarifário tem sua data-base em janeiro, a data limite para organizar os gastos e cálculos para decidir qual o valor do bilhete.

“O processo já foi iniciado, e a Superintendência de Mobilidade Urbana (SEMOB) faz um levantamento técnico com base nas notas fiscais de execução das despesas de sistema. O sistema não arbitra ou não autodeclara despesa, ele comprova as despesas com as notas fiscais do combustível, das peças que são repostas, ações de pagamentos das empresas”, explicou Isaac Júnior Moreira, diretor do Sintur, em entrevista ao Programa Hora H, da Rede Mais Rádios.

Após esses levantamentos e análises, o valor da tarifa é definido e passado às empresas. No entanto, o Sintur-JP reforça que a conta não fecha para as operadoras, nem para os pagantes. Em João Pessoa, o preço atual da passagem é R$ 4,40. Até por isso, Isaac recomenda a participação do Estado para inibir um possível aumento, visto que o número de passageiros tinha uma média mensal de 5.5 milhões (2019) e foi para 4.6 milhões (2022).

“Que as contas sejam feitas, refeitas, e poder público junto com a sociedade civil que integra o conselho municipal de mobilidade urbana, façam um debate técnico para que se chegue ao valor que seja suportado para a população e sistema e garanta uma qualidade de serviço”, pediu. “Nós não dizemos, em momento algum, ‘queremos um subsídio x, queremos uma isenção y’. Não, nós queremos que a Justiça seja feita”, concluiu.

Leonardo Abrantes – MaisPB