João Pessoa, 21 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
FEDERAL E ESTADUAL

Anísio encaminha medidas para convivência com a seca aos governos

Comentários: 0
publicado em 21/05/2012 às 19h36

 Anistia ampla da dívida de agricultores e pescadores e uma proposta de juros aos pequenos agricultores subsidiados pelo Governo Federal. Estas foram as principais propostas apresentadas pelo deputado estadual Anísio Maia (PT) durante a Audiência Pública para debater a seca na Paraíba.

Outra medida apresentada durante o evento foi feita pelo presidente da União Brasileira de Municípios (Ubam), Leonardo Santana, que propôs a redação de uma carta assinada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e todos os prefeitos presentes. O documento conterá os pleitos da Audiência Pública e será encaminhado à Presidenta da República, Dilma Rousseff.

As dificuldades enfrentadas pelos municípios paraibanos foram apresentadas durante a audiência. De acordo com o prefeito de Taperoá, Deoclécio Moura, a situação da seca na Paraíba é gravíssima. “Fazendo uma breve radiografia da situação que enfrentamos hoje em Taperoá, temos: 881 cisternas, com uma necessidade de 384 para completar a cobertura da cidade; 82 poços artesianos, sendo que 33 com problemas; 148 cacimbas; 86 açudes e barreiros secos e 20 estourados, dentre outros fatos. Não sei se vai sobrar rebanho no final do ano com a falta de água”, revelou.

A Audiência Pública foi iniciativa do deputado Anísio Maia, presidente da Comissão de Desenvolvimento da ALPB, com a participação da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia da Câmara dos Deputados, através do deputado federal Wilson Filho. E, segundo Anísio, foi de extrema importância, já que as medidas tomadas até hoje pelo Governo do Estado não foram suficientes para possibilitar a convivência com a seca na Paraíba. “Não precisamos descrever a situação que o nosso Estado vive hoje, assim como todo o Nordeste. Tomamos conhecimento das iniciativas dos governos Federal e Estadual. Mas, elas não são suficientes para fazer face ao problema. O Estado apenas tomou medidas paliativas, emergenciais. A Paraíba não tem um plano estrutural para conviver com a seca. A Audiência Pública veio para alinhar ações efetivas e para dizer ao Governo Federal que a Paraíba quer uma atenção especial pra solucionar o problema”, revelou.

Na ocasião, estiveram presentes: os deputados federais Wilson Filho, Efraim Filho e Leonardo Gadelha; o ex-senador Wilson Santiago; deputados estaduais; o secretário de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista; o presidente da União Brasileira dos Municípios (Ubam), Leonardo Santana. Além ainda de prefeitos de diversas cidades, dentre elas: Taperoá, Sumé, Belém, Logradouro, Pilar, etc.

Assessoria

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas