João Pessoa, 30 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O ministro Laudemar Aguiar, secretário nacional da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, disse nesta quarta-feira (30) que 102 chefes de Estado ou de governo já confirmaram presença no evento que acontecerá na capital fluminense no próximo mês. Ele não informou, porém, quais chefes de Estado virão. No total, 176 países vão participar dos debates e atividades na cidade.
— Não cabe ao governo brasileiro confirmar ou não se o chefe de Estado vai participar por questões de segurança. A ONU [Organização das Nações Unidas] deve montar uma lista de quais chefes vão discursar mais perto do evento.
Segundo o ministro, o número de participantes que vêm para a conferência não é o mais importante. Ele ressaltou que os três pilares da Rio+20 são sustentabilidade, conectividade e acessibilidade.
— Não é o número de pessoas que indica a importância de uma conferência. Cento e dois chefes de Estado já é uma indicação da importância do evento.
Entre os que já confirmaram presença estão o novo presidente da França, Fraçois Hollande, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Em contrapartida, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o primeiro ministro do Reino Unido, David Cameron, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, já anunciaram que não vêm.
Sobre a questão dos elevados preços das diárias dos hotéis na cidade, Aguiar garantiu que o problema já foi solucionado pelo governo federal.
Instalações e segurança no Riocentro
Faltando menos de uma semana para a entrega oficial do Riocentro à ONU, marcada para o dia 5 de junho, as instalações ainda estão em fase de construção. Faltam concluir as rampas de acessibilidade, os escritórios das delegações, a sala de imprensa e detalhes de acabamento. Em visita nesta quarta-feira, os jornalistas não tiveram acesso ao Pavilhão 5, onde ficarão os chefes de Estado, por questões de segurança.
O general Rêgo Barros, da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, que será responsável pela segurança no Riocentro, disse que cerca de 2.000 homens vão trabalhar todos os dias do evento para garantir a realização da conferência.
— Podemos dizer que o Riocentro será o local mais seguro do Brasil.
Ainda de acordo com o general, haverá revistas rigorosas nas portas de acesso aos pavilhões, onde apenas credenciados poderão entrar.
— Todos passarão por portais, por detectores de raio X, detectores de elementos químicos, radiológicos, e terão acesso apenas a determinados pavilhões. Quando necessitarem acessar outros pavilhões, precisarão da nossa autorização.
Segundo o ministro Aguiar, 350 ônibus serão disponibilizados para os participantes durante os dias da conferência. Os veículos farão diversas rotas, saindo dos aeroportos, da zona sul, de hotéis e de outros pontos da cidade.
R7
maistv - 12/08/2025