João Pessoa, 27 de outubro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Barraca da Ciência é instalada uma vez por mês, na Feira Orgânica da UFPB

Comentários: 0
publicado em 27/10/2022 ás 12h39

Kubitschek Pinheiro MaisPB

A novidade da movimentada Feira Agroecológica da UFPB, no Centro de Vivências, é o espaço da Barraca da Ciência, com professores e alunos do Curso de Biologia da Universidade Federal da Paraíba. O projeto começou em setembro e tem levado muita gente ao local

A Barraca da Ciência se instalada vez por mês, das 7h30 às 10h30 e passa a dividir espaço com agricultores, feirantes e consumidores da feira, além da comunidade acadêmica, numa estrutura de tenda – e a ideia não é outra, senão aproximar-se do mundo científico estudado nas salas de aula..

São estudantes de vários cursos, Biologia, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Geografia, Agronomia, também técnicos e professores de diversos departamentos e de várias áreas do conhecimento

São apresentações e contatos diretos com equipamentos de laboratório, dentre microscópios, lupas e outros materiais, serão realizadas atividades científicas interativas e experimentos relacionados à área da Botânica. As atividades presenciais, engloba apresentações e diálogos sobre as folhas dos vegetais, estrutura, sua anatomia, morfologia e função.

A iniciativa faz parte do projeto também intitulado de “A Barraca da Ciência: Espaço de diálogo de saberes e popularização das Ciências em Feiras Agroecológicas de João Pessoa-PB”, vinculado ao Laboratório de Botânica Aplicado a Agroecologia da UFPB (LABOAA) e ao curso de Ciências Biológicas da Instituição. 

Segundo o coordenador do projeto responsável pela ação, professor Fernando Morais,  a ideia veio a partir de reuniões remotas e presenciais entre a equipe do LABOAA (Laboratório de Botânica Aplicada a Agroecologia). realizadas após a última ação do projeto “Mobilização e Educação Popular: Ciências da Natureza e Sustentabilidade na Zona da Mata Paraibana”, coordenado pelo LABOAA, em 2021.

Nessa atividade fizemos um experimento com os (as) agricultores (as) e o público da feira sobre os diferentes tipos de solo. A atividade busca corroborar com ações socioeducativas que promovam a valorização da ciência, do saber popular e da necessidade de conhecer e conservar a natureza” explicou.

O evento, lembra Morais, possibilita aos alunos “o contato com a Educação Popular e a Agroecologia, por meio da troca de conhecimentos com os (as) camponeses (as) e visitantes da feira acerca das Ciências da Natureza, com ênfase na Botânica”

A equipe de trabalho antes conversou com os (as) agricultores e gravaram os depoimentos, onde falam a importância das atividades, as quais tem mostrado os conhecimentos acadêmicos de forma acessível e no campo de participação popular.