João Pessoa, 16 de setembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Não seja um coitado, um coitadinho. Seja atento, trabalhe. Não seja um desventurado. Não leve lamúrias para o ambiente trabalho, não seja um desocupado. Um inditoso.
Deixe de choradeira. Coitado é quem usa de coisas ruins que aconteceram consigo mesmo pra se culpar, se vitimizar e se colocar pra baixo, até viralizar tragicamente, de forma a fazer o outro sentir pena. Não seja vitima de uma situação. Não faça isso, não exprima dó, nem compaixão. A consequência é imediata. Ninguém quer saber de suas mazelas.
Milhares se encaixam bem direitinho nesse contexto: acreditam que por ter passado por tragédias, podem desrespeitar, ciscar, assediar ou se intrometer em qualquer situação. Se afaste dos traumas, fale sozinho, dê um jeito, cante no banheiro.
Pare de se culpar por coisas que aconteceram no passado. Já passou. Aceite que o aconteceu, aceite seus defeitos e não se culpe por isso. Se quiser se martirizar, faça isso na sua casa.
Um coitado é alguém que dá dó. Pode ser por qualquer motivo, mas normalmente eu vejo sendo usando pra alguém que é incapaz de lidar com seus próprios problemas. O seu coitado depende só de você. Vá à luta.
Um coitado é passivo, sem voz, sem posicionamento… fica esperando os outros resolverem, não tem iniciativa, não consegue resolver a própria vida, está sempre se ferrando, repetindo os mesmos erros.
“Estufa o peito, Seu Kubi”, diz a professora Bia na hora em que estou no treino. Não somos coitados, sequer coiteiros.
Um coitado é alguém que fica se diminuindo em certas circunstâncias (às vezes em todas) para obter a mínima atenção dos outros, isso é uma forma de manifestação de carência ou busca por aprovação.
Uma pessoa que está constantemente se colocando na posição de vítima, seja voluntária ou involuntariamente, que não pensa antes de dizer “sou infeliz!”, “um derrotado!”, “nada que faço dá certo!”, “não tenho saída!”, “ninguém gosta de mim!” Deixe de ser fricoteiro, rapaz!
Coitado é um termo que serve pra destruir os homens.
Kapetadas
1 – Novo surto coletivo para ser questionado no futuro: descoloração de sobrancelha.
2 – Bem vindo ao clube da luta, qual é o seu poder? – Querer – Desculpe mas querer não é poder
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
INVESTIGAÇÃO - 15/09/2025