João Pessoa, 12 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
risco de cancelamento

Prazo para regularizar título de eleitor termina na próxima semana

Comentários: 0
publicado em 12/05/2025 ás 10h52
Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Os eleitores com pendências com a Justiça Eleitoral têm até a próxima segunda-feira (19) para regularizar os títulos. Quem não corrigir a situação pode ter o documento cancelado após o fim desse prazo.

Vale lembrar que é considerada faltosa a pessoa que não votou e nem justificou a falta ou que não tenha pago a multa referente à ausência nos três últimos pleitos.

Quem não regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, pode ser impedido de tomar posse em concurso público, obter passaporte ou Cadastro de Pessoa Física (CPF), renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação eleitoral.

Como regularizar

Para consultar a situação, eleitores devem acessar os sites do TSE ou dos tribunais regionais eleitorais (TREs) para verificar se constam da lista de títulos passíveis de cancelamento. O serviço é gratuito e deve ser realizado somente em sites oficiais da Justiça Eleitoral.

Caso haja débitos existentes, é preciso acessar o autoatendimento eleitoral nos sites da Justiça Eleitoral ou o aplicativo e-Título e fazer o pagamento.

Justificativa

Eleitores que estavam no exterior no dia da eleição podem justificar a ausência após o pleito pelo e-Título, pelo Autoatendimento Eleitoral ou enviando o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE pós-eleição) com documentação comprobatória à zona eleitoral responsável.

O prazo é de 60 dias após cada turno ou de 30 dias após o retorno ao Brasil. Se não houver justificativa, aplicam-se os procedimentos para quitação de multa.

MaisPB