João Pessoa, 12 de julho de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Dermatologista Otávio Lopes e equipe da Clínica Santa Catarina fazem atendimentos gratuitos na cidade de Mari

Comentários: 0
publicado em 12/07/2022 ás 10h06

Kubitschek Pinheiro MaisPB

O dermatologista paraibano Otávio Lopes com equipe de profissionais, que integram a Clínica Santa Catarina e alguns colaboradores, estão realizando uma Campanha de Atendimento a Famílias Carentes. O projeto que existe há três anos, tem como objetivo levar saúde, cuidando da pele da população.

A cidade de Mari, foi a beneficiada da semana passada. “Contamos também com os técnicos do local, que iremos atender. Em Mari, tivemos a presença da Secretaria de Saúde Municipal, doutora Emanuelle Chaves e sua equipe, como também a Igreja Católica, Padre Elias e sua equipe do ECC (Encontro de Casais com Cristo). É um trabalho gratificante”, disse Otávio Lopes.

Essas ações solidárias de saúde em diferentes frentes, começaram em João Pessoa. O médico explica. “Essa foi a primeira vez que saímos de João Pessoa. Pretendemos fazer uma caminhada por algumas cidades do Brejo paraibano. Estamos estudando a logística disso. Levamos amostras grátis de medicações, equipamento para cauterização, como nitrogênio líquido para tratar lesões pré-malignas e manchas”.

A campanha em Mari atendeu 99 famílias. 12 pacientes tiveram diagnóstico de câncer de pele, que são conduzidos para o tratamento na Clínica Santa Catarina, em João Pessoa, gratuitamente.

Mesmo com  as limitações impostas pela pandemia da Covid-19, as boas ações não podem parar. Como forma de continuar ajudando a quem mais precisa, Otávio Sérgio segue com esse trabalho. “Essa Campanha tem três anos. A primeira vez aconteceu em João Pessoa no Bairro São José, onde foram atendidas mais de 100 pessoas para 5 dermatologistas. O foco é na identificação precoce dos cânceres de pele e conduzir casos difíceis de dermatologia”, pontua Otávio

MaisPB conversou com Otávio Lopes, que traz mais informações sobre a campanha.

MaisPB – Também acontece consultas para a comunidade?

Otávio Lopes – Nós temos um plano continuado de assistência às pessoas carentes. Todos os dias alguém da equipe atende uma gratuidade, algumas, inclusive, recebem tratamentos, também gratuitos, que são contínuos, como a fototerapia.

MaisPB –  Existem planos de estender essa campanha?

Otávio Lopes  – Estamos estudando a possibilidade de ampliar, estamos tentando convencer outros colegas.

MaisPB  – As crianças também participam com os pais ?

Otávio Lopes – Atendemos pouca criança, pois o foco são os casos de risco de CA de pele, crianças que foram atendidas são encaminhadas por outros médicos.

MaisPB – Quais são os bons resultados emocionais  desse trabalho?

Otávio Lopes – Quanto ao resultado emocional, podemos falar por nós, e dizer que foi extremamente gratificante, sensação de gesto concreto realizado, já pelos pacientes, tivemos observando rostos emocionados e sorriso de gratidão.

Quem é Otávio Lopes

É membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD), Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e Titular do Grupo de Estudo para Melanoma (GBM).

Tem Residência em Clínica Médica Hospital Heliópolis de São Paulo e Residência em Dermatologia pelo Hospital Heliópolis, também de São Paulo.

É ex-preceptor da Residência de Clínica Médica do Hospital Heliópolis-SP, ex-preceptor da Residência de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Municipal da capital paulista.

Ex-chefe e fundador do serviço de oncologia cutânea do Hospital do Câncer Napoleão Laureano em nosso Estado, professor de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas(FCM) da Paraíba, Doutor em Ciências da saúde pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo..

Professor convidado em inúmeros congressos nacionais e internacionais. Autor de capítulos de livros de distribuição internacional nas áreas de oncologia, cirurgia e fototerapia.

Também é membro do Conselho Regional de Medicina da Paraíba por 15 anos,

Membro da Câmara técnica de dermatologia do CFM no ano de 2016, diretor-presidente da S-Qualis, Educação Pesquisa e Tecnologia, ex-Presidente da Associação Médica da Paraíba e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia regional da Paraíba em dois mandatos.

Com duas unidades em João Pessoa, a Clínica Santa Catarina fica localizada na Av. Esperança, 165 – Manaíra e na R. Poe. Targino Teixeira – Lot. Panorâmica I e II, Sala 4 – Altiplano Shopping Pátio.

Diretor geral do Projeto DoctorPlaytv – Guia de Saúde na Web. O Portal pode ser acessado no https://www.doctorplay.com.br/ e nas redes instagram @doctorplay.tv e facebook Doctor Play