João Pessoa, 21 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
IDA E VINDA

DÚVIDA: PTB recua do apóio a Maranhão e não define com quem fica na JP

Comentários: 0
publicado em 21/06/2012 às 08h09

O PTB de João Pessoa ainda não decidiu quem irá apoiar na eleição majoritária. O anúncio, que seria oficializado hoje em uma reunião na sede do partido, foi adiado mediante o surgimento de um fato novo. O apoio ao ex-governador José Maranhão (PMDB) teve de ser revisto devido a uma recomendação feita pelos líderes do partido no Senado e na Câmara Federal, intercedendo pela pré-candidatura do senador Cícero Lucena (PSDB).

O vereador Tavinho Santos, presidente do PTB municipal, recebeu via email um pedido para apoiar Cícero. A mensagem foi assinada pelo líder da bancada no Senado, Gim Argello, e pelo deputado federal Jovair Arantes. A novidade pode alterar o cenário das alianças políticas nas eleições de João Pessoa.

“O nosso posicionamento estava quase fechado a favor do PMDB, mas recebi essa sugestão de apoiar Cícero e decidi apresentá-la ao colegiado para chegarmos a um consenso. Vamos avaliar o quadro e tomar a decisão mais madura e que for mais conveniente para o partido. Tudo se definirá até o dia da nossa convenção, 30 de junho, até lá muita água pode rolar debaixo da ponte”, ponderou Tavinho Santos. A legenda ainda estuda a política de coligações para as eleições proporcionais, para a qual conta com 20 pré-candidatos.

O vereador afirma que ainda não recebeu nenhuma oferta do PSDB, mas que estaria disposto a ser vice de Cícero, caso essa fosse a deliberação de ambos partidos. “Hoje me sinto seguro para ser vice-prefeito em qualquer chapa. Sou filho de João Pessoa, conheço a cidade e além disso exerci cinco mandatos como vereador, então também conheço as leis. Aceitaria ser vice de Cícero ou de Maranhão”. Tavinho assegura que, independente da escolha, é certo que o PTB marchará do lado da oposição.

O deputado federal e coordenador da campanha de Cícero na Capital, Ruy Carneiro (PSDB) afirma que o diálogo com o PTB vem sendo mantido há várias semanas e agora ganha o reforço da executiva nacional. “O presidente municipal sempre foi favorável à candidatura de Cícero até pelo fato de ter ocupado uma secretaria na gestão dele”. Ruy não descarta o convite para o vereador ser vice na chapa tucana.

Frente ao impasse, o presidente estadual do PTB, Armando Abílio, confirma que haverá uma nova rodada de debates entre os 25 membros do diretório municipal, mas considera difícil que a situação seja revertida. “A maioria já votou a favor do apoio a Maranhão. Atualmente, esse é o quadro que mais nos favorece”, analisa.

De acordo com Abílio, também há uma recomendação da executiva nacional, através do presidente Roberto Jefferson, que o PTB de João Pessoa siga com o ex-governador. “Há uma orientação primordial de nos mantermos na oposição. Com isso certo, o presidente disse que está de acordo com o que a maioria decidir e a maioria já acena para Maranhão”.
 

Jornal Correio 

Leia Também