João Pessoa, 28 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O assessor da Controladoria Geral da União, Israel Carvalho, declarou nesta quinta-feira (28), durante coletiva à imprensa sobre a operação ‘Pão e Circo’, que as prefeituras das cidades de Sapé, Alhandra e Solânea terão os recursos federais, destinados para uso de eventos, suspensos pelo Ministério do Turismo.
De acordo com o assessor, o esquema deflagrado pela polícia federal na manhã de hoje, apurou que o desviou de verbas públicas para contratação de bandas de forró para festas realizadas pelas prefeituras acumula o desfalque do montante de mais de 65 milhões de reais dos cofres públicos, no período de 2009 até 2012.
Durante operação foram apreendidos carros importados, dinheiro, armas, além de documentos que comprovam a fraude. Informou o assessor da Controladoria.
Operação – Operação “Pão e circo” – O Ministério Público da Paraíba (MPPB), a Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagram, na manhã desta quinta-feira (28), a operação “Pão e circo”. Vinte e oito mandados de prisão temporária; 65 mandados de busca e apreensão; sete mandados de condução coercitiva e ordens de sequestro de bens móveis e imóveis expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba e pelo Tribunal Regional Federal da 5a Região estão sendo cumpridos em várias cidades paraibanas e no Estado de Alagoas.
A operação tem como objetivo desarticular um esquema criminoso destinado a fraudar licitações e desviar recursos públicos federais, estaduais e municipais. Durante um ano, as investigações feitas pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do MPPB constataram a participação direta de prefeitos, seus familiares e servidores públicos, além de empresas “fantasmas” que foram constituídas com a finalidade de desviar dinheiro público e fraudar procedimentos de contratação de serviços para a realização de eventos festivos (Ano Novo, São João e São Pedro, Carnaval e Carnaval fora de época, aniversários das cidades).
MaisPB
NA CÂMARA - 02/10/2025