João Pessoa, 28 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) decide instaurar processo administrativo para apurar os fatos envolvendo os servidores citados na “Operação Pão e Circo”, desencadeada na manhã desta quinta-feira (28) pela Polícia Federal, Ministério Público Estadual e Controladoria Geral da União.
Acusados de tentar agilizar o pagamento às empresas que prestam serviços à Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), os servidores foram afastados de suas funções até que o processo seja concluído. Eles também estão sendo acusados de corrupção passiva.
A gestão municipal esclarece que os recursos utilizados para o pagamento das empresas citadas na investigação são todos oriundos do Tesouro Municipal, não tendo qualquer vínculo com convênios realizados com o Governo Federal.
“Não recai sobre o município qualquer denúncia de pagamento de evento não realizado ou de superfaturamento. A acusação é feita sobre uma suposta facilitação por parte de servidores municipais a uma empresa que prestou serviço à Funjope”, explicou o procurador geral do município, Vandalberto Carvalho.
A Procuradoria Geral do Município (Progem) só teve acesso à medida cautelar que trata das denúncias durante a tarde. Foi observado, no entanto, que a peça não traz citações ou elementos contundentes envolvendo a Prefeitura de João Pessoa e os servidores citados.
A prefeitura reforça o seu compromisso com a lisura dos processos de aquisição de bens e contratação de serviços, mantendo o respeito ao erário, aos órgãos de controle e fiscalização e, sobretudo, aos cidadãos e cidadãs da Capital paraibana. Ressalta ainda que o órgão da administração indireta colaborou prontamente com a Polícia Federal nas ações de busca e apreensão de documentos.
Secom JP
NA CÂMARA - 02/10/2025