João Pessoa, 05 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
GUIA ELEITORAL

Estelizabel terá mais tempo no guia; Cartaxo e Maranhão vêm em seguida

Comentários: 0
publicado em 05/07/2012 às 09h41

O cenário atual das coligações – que pode ser alterado com o registro das candidaturas – revela que das sete chapas homologadas nas convenções para disputar à Prefeitura Municipal de João Pessoa, a encabeçada pela ex-secretária de Planejamento da Capital Estelizabel Bezerra (PSB) é a que terá mais tempo no guia eleitoral gratuito. Com oito partidos (PSB, Democratas, PC do B, PDT, PRP, PSD, PV e PCB), a coligação terá 7min e 52seg. Com apenas 1min e 40seg, o PSB conseguiu reforços de peso como o Democratas, que indicou o deputado federal Efraim Filho como candidato a vice. O partido tem 2min e 1seg.

O levantamento foi realizado para o Correio pelo economista e consultor de pesquisa e mercado Maurício Costa Romão, com base na representação dos partidos no Congresso Nacional, de acordo com a legislação eleitoral.

Com o segundo maior tempo está a chapa encabeçada pelo deputado estadual Luciano Cartaxo do PT. De forma isolada, o partido possui o maior tempo na propaganda eleitoral gratuita com 03min e 46seg, mas se aliou com apenas três partidos (PP, PPS e PRB), com isso ficou com 6min e 51seg. No entanto, caso se confirme o apoio do PSC, a coligação “Para João Pessoa seguir em frente” aumentará o tempo no guia eleitoral para 7min e 26seg, apenas 26 segundos a menos do que a coligação encabeçada por Estelizabel.

A coligação que tem o PMDB como cabeça de chapa ficou com o terceiro maior tempo no guia eleitoral. Composta por seis partidos (PMDB PTB, PR, PMN, PPL e PTC), conseguiu alcançar a marca de 6min e 42seg. Sozinhos, os peemedebistas têm o segundo maior tempo de rádio e TV com 03min e 23 seg. O ex-governador José Maranhão é candidato a prefeito na chapa peemedebista e tem o vereador Tavinho Santos, do PTB, como vice.

Em quarto lugar vem a coligação que tem o senador Cícero Lucena como candidato a prefeito. O partido enfrenta o impasse no que se refere ao apoio do PSC. O médico cardiologista Ítalo Kumamoto (PSC) foi anunciado como vice. Com um arco de aliança formado com oito partidos (PSDB, PSC, PTN, PT do B, PHS, PRTB, PSDC e PSL) os tucanos possuem 4min e 12 seg. Sem o apoio do PSC, cuja direção estadual destituiu o diretório municipal e anunciou apoio ao PT, a legenda ficará com apenas 3min e 37 seg. O tempo de Cícero poderá sofrer redução caso a Executiva Nacional do PTN acate pedido do Diretório Estadual para que o partido apóie Estelizabel.

Já o PSOL com o professor Renan Palmeira terá 1min e 33 seg para apresentar suas propostas no guia eleitoral. O PCO, de Lourdes Sarmento, e o PSTU, com Antônio Radical, como não tem representação na Câmara Federal, terão apenas o tempo igualitário a que cada partido tem direito que é de 1min e 26seg. Com o prazo para registro de candidaturas chegando ao fim, o tempo poderá ser alterado e com a movimentação de última hora dos partidos.
 

Mislene Santos do Jornal Correio da Paraíba

Leia Também