João Pessoa, 06 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A disputa pela Prefeitura de João Pessoa será entre sete candidatos que, juntos, apresentaram estimativa de gastos de aproximadamente R$ 26,7 milhões com a campanha eleitoral, que se inicia hoje. Eles estiveram ontem – último dia do prazo destinado ao registro -, no cartório da 64ª Zona Eleitoral, para registrar os candidaturas e oficializar as coligações partidárias com as quais concorrerão ao pleito do dia 7 de outubro.
Quatro, dos sete candidatos se credenciaram à disputa majoritária na Capital, por meio de alianças partidárias, formando as seguintes coligações: “Unidos Por João Pessoa” – PT, PPS, PRB e PSC -, que tem Luciano Cartaxo, como candidato a prefeito, e Nonato Bandeira, a vice; “João Pessoa Tem Futuro” – PMDB, PTB, PR, PMN, PPL e PTC, –, tendo José Maranhão, como candidato a prefeito, e Tavinho Santos, a vice; “Por Amor a João Pessoa Sempre” – PSDB, PSC, PSDC, PHS, PSL, PRTB, PTdoB e PTN -, com Cícero Lucena, candidato a prefeito, e Ítalo Kumamoto, a vice; e a “João Pessoa Pra Seguir em Frente” – PSB, DEM, PDT, PRP, PTN, PV, PCdoB e PCB -, que tem Estelizabel Bezerra, como candidata a prefeita, e Efraim Filho, a vice.
Registraram candidaturas em chapa partidária, a chamada puro sangue, os seguintes partidos: o PSOL, tendo Renan Palmeira como candidato a prefeito, e Ana Júlia Cardoso, a vice; o PSTU, encabeçada por Antonio Radical, e Marcelino Rodrigues, como vice, e o PCO, tendo Lourdes Sarmento como candidata a prefeita e Michel Costa, a vice.
As coligações majoritárias ainda podem enfrentar problemas em relação à composição partidária, uma vez que alguns partidos, como é o caso do PTN e PSC aparecem em duas coligações distintas. O PSC, por exemplo, partido de Ítalo Kumamoto, registrado como vice de Cícero Lucena, aprece também como integrante da coligação majoritária encabeçada pelo PT. Além disso, houve o registro para chapa proporcional do PSC sozinho, composta por 30 candidatos a vereador, cujo registro foi apresentado por Rômulo Sares.
O PTN também aparece em duas coligações: a encabeçada pelo tucano Cícero e a da socialista Estelizabel. Na disputa proporcional houve o registro da coligação com o DEM, na chapa da coligação “João Pessoa Pra Seguir em Frente II”, que foi efetuado pelo vereador Bosquinho. Segundo ele, o Democratas e o PTN vão contar com 40 candidatos, dos quais 12 são mulheres e 28 homens.
Jornal Correio da Paraíba
DIZ MP - 06/10/2025