João Pessoa, 17 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ELEIÇÃO 2012

Impugnações em JP atingem três candidatos a prefeito

Comentários: 0
publicado em 17/07/2012 às 08h51

A coligação ‘Unidos por João Pessoa’, que apresentou a candidatura do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) à Prefeitura da Capital, recebeu um pedido de impugnação na Justiça Eleitoral. O registro foi feito por 24 candidatos a vereador do PSC, que são contrários à inclusão de partido na coligação. De acordo com a representação, isso teria ocorrido com base em uma falsa ata de convenção.

A inclusão do PSC na coligação ‘Unidos por João Pessoa’, composta ainda por PT, PPS, PRB e PP, foi defendida pela Executiva estadual do partido, presidida por Marcondes Gadelha. Ao mesmo tempo em que era incluído na lista petista, no entanto, o PSC também era catalogado como aliado de Cícero Lucena (PSDB), na coligação “Por amor a João Pessoa sempre”, de onde o médico Ítalo Kumamoto é colocado como candidato a vice.

 De acordo com a representação dos candidatos a vereador, o registro da candidatura deveria ser impugnado pelo fato de a aliança entre o PT e o PSC ter sido formulada através de uma ata partidária falsa. No documento, eles ainda ressaltam que a atitude representa crime de falsidade ideológica e de falsidade de documentação. A intenção do grupo é manter o apoio da sigla ao senador tucano.

No total, 25 pedidos de impugnação foram registrados na 64ª Zona Eleitoral. A maioria deles partiu do Ministério Público Eleitoral contra coligações proporcionais. Foram 11 representações alertando sobre a quantidade de mulheres que deveriam constar em cada grupo. O candidato Cícero Lucena recebeu quatro pedidos de impugnação na chapa majoritária e um pedido direcionado a uma das coligações proporcionais. Já a coligação ‘João Pessoa mais feliz’, que tem a frente José Maranhão (PMDB), recebeu um pedido e outro contra o candidato a vice, o vereador Tavinho Santos (PTB).

O outro lado – O assessor jurídico da campanha do petista, Luciano Cartaxo, Rodrigo Farias, afirmou que o PT apresentou primeiro um pedido de impugnação da candidatura da coligação ‘Por amor a João Pessoa’ por causa da aliança entre PSDB e PSC e que agora o posicionamento do juiz. Segundo ele, a aliança entre o PT com o PSC foi feita por convenção legalmente estabelecida.

E completou: “A reunião realizada pela comissão provisória do PSC que depois foi destituída, mesmo se tivesse validade, foi anulada pela direção nacional do partido. O PSC tem uma resolução que diz que em municípios com mais de 100 mil habitantes, as coligações devem ser submetidas à direção nacional. E a aliança que eles fizeram com o PSDB não foi submetida e foi anulada pela direção nacional. Temos sete dias para apresentar nossa defesa e eles também têm o mesmo tempo para apresentar a defesa deles. E aí vamos aguardar o posicionamento do juiz”, declarou.

Jornal Correio da Paraíba

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas