João Pessoa, 10 de janeiro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Antônio Colaço Martins Filho é chanceler do Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO (CE). Diretor Executivo de Ensino do Centro Universitário UNIESP (PB). Doutor em Ciências Jurídicas Gerais pela Universidade do Minho – UMINHO (Portugal), Mestre em Ciências Jurídico-Filosóficas pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto (Portugal), Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Autor das obras: “Da Comissão Nacional da Verdade: incidências epistemiológicas”; “Direitos Sociais: uma década de justiciabilidade no STF”. E-mail: [email protected]

20 Anos da UNIFAMETRO

Comentários: 0
publicado em 10/01/2022 às 06h35

Há cerca de vinte anos, o contexto socioeconômico impelia as Instituições de Educação Superior a se concentrarem na região leste da cidade de Fortaleza. Tal concentração frustrava os sonhos de jovens da banda oriental da capital.

Nesse contexto, professores universitários com larga experiência em sala de aula e na gestão universitária compuseram esforços para dar vida a um projeto de ensino superior que mudaria o mapa do ensino superior do bairro de Jacarecanga e de Fortaleza. Vencidos os trâmites processuais aplicáveis, o Ministério da Educação chancelou o ousado projeto educacional, emitindo a portaria que credenciou a Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO no dia 25 de janeiro de 2002.

Mourejando em terra sazonada, a FAMETRO surgiu integrada às demandas locais e vocacionada para a formação integral do homem, traduzida na sua missão de educar para o sucesso profissional, promovendo experiências que transformam vidas. Assim, o crescimento da Instituição se deu de forma paulatina e sustentável. Nos seus primeiros sete anos de atividade (2002-2008), a FAMETRO ofertava apenas dois cursos de graduação – Administração e Enfermagem. A consolidação desses cursos formou a base necessária para atender os crescentes anseios da juventude cearense.

Assim, sete anos depois, em 2015, a sociedade cearense já podia contar com dezesseis cursos de graduação, beneficiando mais do que o triplo de alunos dos sete primeiros anos de atividade. Em reconhecimento à solidez e ao caráter inovador do seu projeto pedagógico, o Ministério da Educação credenciou a FAMETRO para oferta de cursos a distância (2017) e aprovou a sua transformação em Centro Universitário FAMETRO – UNIFAMETRO, no ano de 2018.

O pioneirismo da UNIFAMETRO não restringe, contudo, à implantação no lado ocidental da cidade. O grupo educacional também foi o primeiro a credenciar faculdades nos municípios de Maracanaú-CE e Cascavel-CE. Atualmente, o grupo oferta mais de dez cursos presenciais de graduação em Maracanaú e nove em Cascavel, com mais de setecentos alunos contemplados pela expansão. Em seu conjunto, mais de seiscentos profissionais – entre docentes e funcionários – atendem uma comunidade acadêmica de mais de sete mil alunos.

Em sua origem etimológica, educar é conduzir (ducere) para fora (ex). Numa sociedade desbussolada pelos conflitos biopolíticos e ideológicos, a UNIFAMETRO busca arrimo na sua razão de ser – conduzir os estudantes ao sucesso profissional, mediante experiências que transformam alunos em profissionais, jovens em adultos. Ao tempo em que reafirma sua missão, a UNIFAMETRO se projeta como referência no desenvolvimento de profissionais e de organizações, oferecendo soluções inovadoras com excelência educacional.

Saúdo e felicito os fundadores, a Reitora, a diretoria, os coordenadores de cursos, os funcionários, os professores e os alunos da UNIFAMETRO pelas duas décadas de trabalho e de conquistas. Que, nos próximos vinte anos, possamos sacudir a barra para além das fronteiras atualmente alcançadas, com vistas a atender as demandas educacionais de todas as regiões do Estado do Ceará.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também