João Pessoa, 31 de dezembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Francisco Leite Duarte é Advogado tributarista, Auditor-fiscal da Receita Federal (aposentado), Professor de Direito Tributário e Administrativo na Universidade Estadual da Paraíba, Mestre em Direito econômico, Doutor em direitos humanos e desenvolvimento e Escritor. Foi Prêmio estadual de educação fiscal ( 2019) e Prêmio Nacional de educação fiscal em 2016 e 2019. Tem várias publicações no Direito Tributário, com destaque para o seu Direito Tributário: Teoria e prática (Revista dos tribunais, já na 4 edição). Na Literatura publicou dois romances “A vovó é louca” e “O Pequeno Davi”. Publicou, igualmente, uma coletânea de contos chamada “Crimes de agosto”, um livro de memórias ( “Os longos olhos da espera”), e dois livros de crônicas: “Nos tempos do capitão” …

A Terra é redonda? Consulta pública já!

Comentários: 0
publicado em 31/12/2021 às 08h35

Há tempo, Ele estava irritado com a humanidade. Isso acontecera logo após o dia em que o Seu hálito quente animou o barro frio na vã tentativa de criar algo grandioso. Se da argila tivessem surgido procotós e cobras cascavéis, teria sido mais futuro.

Mas, não. Além do engano inicial, Ele errou em dobro. Criou um casalzinho desobediente, que povoou o paraíso e o Brasil também. E, nesta Terra de Santa Cruz, a afronta à razoabilidade cresceu e se multiplicou: Uma gente que gosta de fazer o gesto de “arminha” com os olhos espichados para o céu, ou, quando a sandice pira o cabeção, de elucubrar diatribes nos galhos verdes e amarelos dos pés de goiabeira.

Não tinha como ser diferente, afinal, Deus se enganara redondamente. Para Ele, a petulância humana era tamanha, que ousaram se achar à Sua graça e semelhança. Quanta arrogância e insensatez! Logo Ele, o protetor dos inocentes!

Deus até que aguentaria, caso submetessem à consulta pública a redondeza da Terra; que pusessem à prova em votação popular o teorema de Pitágoras; que colocassem, à provação, a lei da ação e da reação, o valor do Pi, o resultado quatro do somatório das parcelas dois mais dois, o princípio da identidade, enfim, que até se consultassem os brasileiros sobre a influência das fake news na última eleição.

Mas, fazer consulta pública sobre a necessidade de vacinação contra a COVID-19 nas crianças foi demais! Deus não aguentou, teve certeza de que aquele tipo de animal era impróprio para a vivência na Terra; que esse tipo de consulta ofenderia o bom senso, a sensatez. E chorou copiosamente pelas criancinhas brasileiras.

O pior é que o pior pode acontecer. O arsenal lógico da governança é muito grande. Já pensaram uma medida provisória revogando a lei da gravidade? Se isso não for suficiente, para matar a estupidez dessa gente, que se baixe um decreto declarando que, na Pátria amada, Brasil, o Sol gira em torno da Terra. Não seria legal, hein? hein?

@professorchicoleite

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas