João Pessoa, 24 de agosto de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RACHA

Família tradicional na política da Paraíba pode sofrer derrota histórica este ano

Comentários: 0
publicado em 24/08/2012 às 16h45

A mais nova coluna no MaisPB do jornalista Vanderlan Farias chama atenção para uma fato que pode gerar uma reviravolta nas estruturas políticas do Sertão da Paraíba. Segundo apuração do comunicador, é crescente a possibilidade da tradicional família Braga perder seu poder sobre a cidade de Conceição (núcleo político do Vale do Piancó) graças a um racha interno que reluta em não ter fim. O enfraquecimento do clã está dando espaço à força dos adversários, que podem proporcionar aos Braga a maior derrota em sua vida pública desde 1986.

Confira na íntegra a coluna de Vanderlan Farias

A família Braga, uma das mais tradicionais da Paraíba, continua “rachada” e pode entregar o poder à oposição depois de vinte anos de comando no município de Conceição, no vale do Piancó. A atual prefeita Vani Braga (PSD) disputa a reeleição contra o sobrinho, o ex-prefeito Alexandre Braga (PDT). O atual deputado e ex-governador Wilson Braga (PSD) não conseguiu unir o grupo e pode amargar a maior derrota de sua vida pública, comparada apenas com a perda da eleição para o Senado Federal, em 86.

Vani tem a estrutura da prefeitura nas mãos, mas nem de longe concorre com o carisma do sobrinho que demonstra ser um candidato mais “leve”. Na eleição passada, antes do racha definitivo, Vani venceu Nilson Lacerda (PSDB) por apenas 54 votos, diferença que mostra bem o risco que corre hoje a família Braga disputando a eleição dividida. Aliás, a divisão só favorece ao candidato tucano que, ao contrário dos adversários, disputa a eleição com o grupo unido e coeso.

Além da cisão familiar e da falta de empatia com o eleitorado, pesa contra a atual prefeita o desgaste natural de uma reeleição enfrentado por todo gestor público. Embora tenha a seu favor o apoio oficial do irmão e ex-governador Wilson Braga, maior liderança que já teve o Vale do Piancó, pesa contra Vani ainda o fato de fazer uma administração discreta, sem grandes realizações.

A divisão familiar teve início com a decisão de Vani de disputar a reeleição, mesmo quando enfrentava um momento delicado de sua gestão. A situação agravou-se nas eleições de 2010, quando Alexandre votou em Carlos Batinga para deputado estadual, ignorando a candidatura do tio. Braga não perdoa até hoje e preferiu arriscar a derrota com a irmã prefeita que reconhecer as melhores condições eleitorais do sobrinho.

Com isso, pode pagar um preço alto e encerrar sua carreira política com uma derrota em sua cidade natal e principal base eleitoral, fato inimaginável até pouco tempo.

MaisPB

com blog do Vanderlan Farias

Leia Também