João Pessoa, 31 de agosto de 2012 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Os índios aldeias potiguaras, localizadas nos municípios de Baia da Traição, Rio Tinto e Mataraca, no litoral norte paraibano cobraram nesta sexta-feira (31) mais segurança para a região que vive uma onda de violência. Recentemente um cacique foi morto a tiros em um atentado em Marcação.
“Se for desse jeito nós vamos nos armar para defender o nosso território”, disparou o cacique Aníbal Cordeiro, da aldeia Jaraguá de Rio Tinto que já também foi vítima de atentados, levando três tiros na cabeça e dois nas costelas.
O índio fez duras críticas a Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social e acusou policiais militares de estarem envolvidos com traficantes da região. De acordo com ele, até a Patrulha Indígena estaria com medo, pois já houve ameaça de criminosos que tomariam as armas dos policiais para praticar assaltos a banco.
“Ou todos se unem, ou, a coisa vai ficar feia”, disse o cacique que ainda emendou:
“Se acontecer alguma coisa com a família da gente, a gente não segura. Aconteceu comigo, não sei quem foi, mas em reunião eu disse que estaria tudo perdoado. aconteceu comigo, não sei quem foi, mas, em uma reunião, disse que estaria tudo perdoado. Mas, se acontecer com um filho meu, pode ser quem quer que seja eu não respondo por mim não”, afirmou o cacique.
O cacique disse ainda que não aceita na sua área qualquer tipo de bandido e para que um índio possa morar na sua aldeia, tem que puxar a fixa o assentado.
o indígena relevou ainda que a sua aldeia vice um verdadeiro conflito com os usineiro, fazendeiro da região.
MaisPB
em João Pessoa - 15/12/2025





