João Pessoa, 21 de setembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Polícia Federal prendeu na manhã desta sexta-feira (21) o candidato a vereador de João Pessoa e presidente de uma cooperativa de moradia, Ironaldo Leal (PP), acusado de ser o líder de um esquema de captação de votos por meio da promessa de entrega de casas. A prisão foi efetuada durante a execução da operação “Vivenda”, que pretende desarticular esquemas criminosos durante o período eleitoral.
De acordo com a Polícia Federal, não há dúvidas com relação à ligação do candidato a vereador ao esquema já que a documentação apreendida comprova o cadastramento de mais de 6 mil eleitores, com número de título e seção eleitoral.
Como funcionava o esquema? – De acordo com a polícia, as milhares de pessoas que procuravam a cooperativa chefiada por Ironaldo eram avisadas que as casas seriam entregues, porém, com uma condição: o voto no candidato. Concordando com o “preço”, os interessados eram forçados a deixar seus dados eleitorais.
esmo com as exigências prévias cumpridas, uma ‘etapa’ deveria ser cumprida: a confirmação que houve algum voto para Ironaldo na seção indicada pelo inscrito.
De acordo com a Polícia, estão sendo cumpridos 4 mandados, sendo 2 de prisão preventiva e 2 de busca e apreensão. Todo o material apreendido foram encaminhados para a sede da PF, onde serão examinados e periciados. A expectativa é que a acareação possa encontrar outras pessoas envolvidas no esquema.
MaisPB
ENTREVISTA À REDE MAIS - 12/09/2025